É ótimo quando recebemos o nosso 13º, mas o que fazer com ele? É importante se planejar para não gastar tudo de uma vez só e depois entrar no cheque especial no início do ano seguinte, com todas aquelas contas pra pagar…
Seguem algumas dicas de como gastar bem esta graninha extra:
1) Planejamento em primeiro lugar: Não sair gastando tudo em presentes e se programar para as contas do início do ano seguinte.
2) Para os endividados: procurar sair do vermelho antes de mais nada, priorizando as dívidas com os maiores juros, cheque especial e cartão de crédito. Se não conseguir pagar toda sua dívida, aproveite para renegociar o restante com juros menores.
3) Para os demais ou se sobrar dinheiro depois das dívidas pagas: Reservar um montante para o pagamento das contas no início do ano: IPTU, IPVA, matrícula do colégio, material escolar (uma boa maneira de calcular este montante é verificar o quanto foi pago no ano passado). Outra alternativa é antecipar parcelas de financiamentos ou empréstimos.
4) Com o que sobrar: guardar a metade para investir e fazer um pé de meia para a aposentadoria.
5) Com o restante: gastar com as compras e festas de final de ano.
Obs: É importante lembrar que a primeira parcela do 13º (a ser recebida até 30 de novembro) é de 50% do salário Bruto e a segunda (a ser recebida até 20 de dezembro), é referente aos outros 50%, mas com todos os descontos, ou seja, esta última parcela será de um valor bem menor.