Ícone do site Leticia Camargo

5 erros na hora de cuidar das finanças

5 erros na hora de cuidar das finanças

Vejo que muita gente deixa o dinheiro controlar as suas vidas e não tem as rédeas de sua situação financeira. Normalmente, essas pessoas cometem 5 erros na hora de cuidar das finanças. Vamos a eles…

 

Cuidar das finanças – Erro #1: Não controlar as receitas e despesas

As pessoas não sabem quanto gastam, fazem contas mentais, arredondando os gastos para baixo. Algumas não sabem nem quanto ganham, consideram o salário bruto e não o valor que cai efetivamente em suas contas todos os meses.

Muitas delas acham que gastam muito menos do que realmente acontece. Direcionam seus recursos para itens supérfluos e acaba sempre faltando recursos para o que realmente importa.

A solução aqui é simples: passe a controlar seus ganhos e gastos. Para ajudar, clique aqui para baixar uma planilha que pode ser muito útil.

 

Cuidar das finanças – Erro #2: Não ter uma reserva de emergências

Quando as pessoas não guardam dinheiro para uma emergência, acabam se endividando, principalmente quando os imprevistos ocorrem.

Infelizmente, elas terminam passando por dificuldades que algum dinheiro na reserva poderia ajudar.

Se desejar saber mais sobre a reserva de emergências, recomendo a leitura de um texto que publiquei recentemente sobre o tema. Clique aqui para acessar.

 

Cuidar das finanças – Erro #3: Comprar por impulso, sem se planejar

Uma parcela grande da população não se planeja, não faz contas e acaba comprando por impulso coisas que nem precisa e que não poderia pagar. Ou então, gasta tudo sem pensar.

Depois vem a frustração por não conseguir alcançar os objetivos por falta de recursos.

A solução é evitar comprar no momento, analisar se aquele gasto é realmente necessário e se a pessoa possui recursos para aquele determinado gasto. Então, só deve comprar em caso afirmativo.

 

Cuidar das finanças – Erro #4: Não poupar para a aposentadoria

Principalmente para aqueles que já ganham e vivem com valores mais altos do que o teto do INSS, um grande erro é achar que vão conseguir sobreviver apenas do que receberão da Previdência Social.

Esse grupo de pessoas acredita que terá, na aposentadoria, gastos menores do que tem hoje. Mas a verdade é que os gastos podem até ser maiores por causa da saúde e mais tempo ocioso.

Afinal, quando você gasta mais: quando está trabalhando ou quando tira férias? Imagine como serão seus dias na aposentadoria…

Sendo assim, comece a poupar para a sua aposentadoria o quanto antes!

 

Cuidar das finanças – Erro #5: Não fazer o seu planejamento financeiro

O maior dos erros é achar que um planejamento financeiro em nada ajudaria na sua vida. Mas, nada melhor do que se planejar, se organizar e poder ter os benefícios disso ao longo do tempo.

Dessa forma, é possível entender melhor as suas receitas e despesas, direcionar os recursos para o que importa, fazer os seguros necessários para evitar grandes perdas, planejar pagar menos impostos, investir de forma mais adequada, planejar a sucessão e a aposentadoria.

Ou seja, faça o seu planejamento financeiro o quanto antes para aproveitar todos esses benefícios!

 

E então? Você já cometeu algum dos erros acima? Se sim, agora que tomou ciência, é hora de mudar e se preparar para o futuro.

Sair da versão mobile