Ícone do site Leticia Camargo

5 metas para a vida financeira

Cinco metas para a vida financeira

Cinco metas para a vida financeira

Já que o ano só começou mesmo na semana passada, depois do Carnaval, a área de finanças pessoais do Uol publicou hoje a matéria “Veja 5 sugestões de metas financeiras neste ano“. Um passo a passo para que você melhore a sua vida financeira!

Segue aqui a reportagem na íntegra:

Leia também:

Eles entrevistaram vários Planejadores Financeiros que deram dicas de como sair das dívidas e poupar:

1) Elaborar um Orçamento.

Minha contribuição foi em sugerir que seja preparado um orçamento pessoal, listando todas as despesas. Pois, normalmente sabemos quanto pagamos nas contas principais, como água, luz, aluguel, mas não temos a menor ideia de quanto gastamos em lazer, por exemplo.

Com o orçamento será possível se planejar e minimizar as despesas, como negociar um pacote de TV a cabo mais barato.

2) Formar uma reserva de emergências.

Esta foi a dica do meu amigo Oswaldo Sena, guardar uma reserva financeira com pelo menos 6 meses dos seus gastos mensais. Inclusive ele lembra que este dinheiro fique em produtos com bastante liquidez.

3) Pesquisar aplicações financeiras e diversificar.

Aqui a matéria lembra que com as atuais taxas de juros em níveis baixíssimos, a rentabilidade dos investimentos pode desanimar o investidor. Desta forma, será importante a diversificação da carteira de investimentos.

Mas é preciso saber o objetivo desta poupança, o horizonte do investimento e a tolerância ao risco do investidor.

Eu ressaltei na entrevista que muitas vezes o investidor tem boa tolerância ao risco (ou seja, tem um perfil mais gressivo), mas pretende comprar uma casa daqui a um ano com sua poupança e neste caso não deveria aplicar em ações para evitar o risco de perdas neste curto prazo.

4) Planejar a aposentadoria.

Começar a se planejar o quanto antes para a aposentadoria, pois com os juros mais baixos é bem provável que a pessoa tenha que poupar mais, adiar sua aposentadoria ou buscar produtos mais arriscados.

5) Deixar a papelada pronta para a família.

Aqui a Angela Nunes, minha colega CFP, deu a dica de que a pessoa deve deixar listadas todas as suas informações financeiras, de preferência dizendo onde o dinheiro está investido, os valores aplicados e até o nome do Gerente do Banco.

 

Sair da versão mobile