Outro dia, na Live que fiz sobre planejamento financeiro (clique aqui para assistir), uma pessoa perguntou: afinal, qual é o caminho para poder se aposentar com tranquilidade?
No evento, eu questionei se o que ele queria mesmo era se aposentar, ou seja, parar de trabalhar ou alcançar a sua liberdade financeira. O que percebo é que muita gente acaba misturando essas duas coisas… Muitas vezes quando a pessoa fala em se aposentar, na verdade ela quer se referir a ter dinheiro o suficiente para não precisar mais trabalhar.
A questão é que quando a pessoa alcança a sua liberdade financeira, ela pode decidir se pretende continuar trabalhando, se vai querer doar seu tempo em trabalhos voluntários, ou se vai pendurar as chuteiras. Ela só trabalha se quiser.
Entendo que, na verdade, é a liberdade financeira que as pessoas querem alcançar e não necessariamente parar de trabalhar…
Aliás, eu mesma ainda pretendo trabalhar por muitos anos. Se estimo que viverei pelo menos até os 100 (na verdade faço conta para viver até 120 anos), não me imagino parando de trabalhar aos 60 e ficar mais 40 anos (ou 60) aposentada. Mas, claro, me planejo para alcançar a minha liberdade financeira e poder parar de trabalhar quando quiser.
E você leitor, será que você está no caminho certo? Fiz uma breve lista dos indícios que mostram se você está perto de alcançar a sua liberdade financeira:
- Não compra por impulso tudo que vê pela frente
Você analisa se realmente precisa de um determinado item, considera se tem recursos para comprar e pensa se faz sentido aquela compra. Se você não sai comprando tudo por impulso, sem pensar muito, ponto para você!
- Não sente necessidade de gastar para mostrar para os outros que é rico
Você não precisa mostrar para os outros que prosperou na vida. Só compra o que faz sentido para você, e não se preocupa em gastar para mostrar aos outros o seu valor.
- Vive num patamar de vida abaixo do que poderia
Mesmo sabendo que poderia gastar mais, você prefere viver num degrau abaixo do que a sua renda possibilitaria, pois prefere poupar e investir.
- Conversa com seu(sua) cônjuge ou companheiro(a) sobre dinheiro
Você conversa em casa sobre dinheiro, determina as metas e os objetivos com a sua cara-metade. Vocês definem o quanto e como vão gastar seus recursos e o quanto irão poupar e investir.
- Poupa e investe todos os meses
Você sabe que o seu esforço e disciplina de poupar e investir vão gerar frutos no futuro, por causa do poder dos juros sobre juros.
- Possui uma carteira de investimentos diversificada
Para os recursos que estão além da sua reserva de emergências, você diversifica pensando nos seus objetivos, seu perfil de risco e horizonte de investimentos.
- Investe para a sua liberdade financeira, considerando o longo prazo
Para os recursos destinados à sua liberdade financeira, você investe considerando o longo prazo e não fica preocupado com as variações de curto prazo da sua carteira.
E então, como se saiu? Lembre-se que, quanto mais alinhado aos 7 pontos que listei acima, mais próximo estará da liberdade financeira. Se teve alguns “desvios”, não se preocupe, tome ciência de onde está errando e procure mudar, se a liberdade financeira for realmente o seu desejo.