Para poder aproveitar bem as férias e não ficar com dor de cabeça na volta ao trabalho e sem saber como pagará suas contas, seguem aqui algumas dicas de como manter o orçamento em ordem neste período.
A primeira coisa a fazer é planejar-se com antecedência. Evite deixar tudo para a última hora e aproveite as promoções, sites de compras coletivas e milhas do cartão de crédito.
O ideal é colocar tudo no papel para saber o valor que irá gastar e quanto terá que poupar, se for o caso. É melhor começar o quanto antes para que a poupança mensal necessária para as férias caiba no seu bolso sem pesar no orçamento.
Lembre-se de pesquisar o valor das passagens ou do combustível (caso vá de carro), da hospedagem, dos passeios, dos restaurantes e defina quanto vai gastar em compras e presentes.
Procure levar um montante extra para casos de imprevistos ou emergências. Afinal, férias são para arejar e não esquentar a cabeça!
Se for para o exterior, é bom providenciar um seguro de viagem para minimizar os riscos de gastos extras e evitar estragar suas férias por causa de um simples mal estar.
Algumas operadoras de cartão de crédito já oferecem este seguro gratuito, caso a passagem seja paga com o cartão e também dão direito ao seguro no caso de aluguel de automóveis.
Lembrando que, se a viagem for para a Europa, pelo Tratado de Schengen (um acordo dos países da Comunidade Européia), os turistas devem possuir uma assistência a viagens com o mínimo de € 30.000,00 para garantir assistência médica para doenças ou acidentes. Verifique com o seguro de viagem ou com o cartão de crédito se eles dão direito e este tipo de cobertura e solicite uma carta para levar para a viagem com esta comprovação.
As ligações efetuadas ou recebidas de celular no exterior bem como o acesso a internet costumam ser muito caros, portanto, é importante também verificar com a sua operadora se existem planos especiais para estes serviços lá fora. Caso opte por não adquirir um destes planos, desabilite a atualização automática de email do seu celular e compre um chip do país que for visitar. Utilizar a rede wi-fi gratuita dos estabelecimentos comerciais também pode resultar numa boa economia.
Nas viagens internacionais, uma outra forma de poupar é adquirir moeda estrangeira por meio dos cartões pré-pagos, onde incidem somente 0,38% de IOF e não os 6,38% do cartão de crédito. Além de você saber o quanto poderá gastar, ainda garantirá o valor de compra da moeda antecipadamente, evitando assim, as incertezas do valor da cotação entre a viagem e a data de pagamento do cartão.
Se for ficar em casa, pesquise os melhores programas pela Internet ou pelo Jornal. Procure os dias da semana e horários com preços mais em conta no cinema, por exemplo, ou alugue um filme e faça uma sessão de cinema em casa com pipoca e tudo!
Se não quiser gastar muito, evite os shoppings, que são centros de consumo e opte por passeios ao ar livre nos parques da cidade. Estas atividades, além de serem saudáveis, não costumam pesar no seu orçamento.
A última dica é combinar com seus filhos uma mesada especial de férias para que sejam pagas com ela todas as despesas extras de cada um. Você se responsabiliza pelos grandes gastos como passagem e hospedagem (para os que forem viajar), café da manhã, almoço e jantar e, tudo o que for gasto além disso, deverá ser pago com o valor desta mesada. Desta forma, seu filho dá os primeiros passos para a Educação Financeira, aprende a fazer suas próprias escolhas e ainda descobre que o dinheiro é limitado.
E por último, não se esqueça de reservar um dinheiro para as despesas correntes da casa, luz, água, telefone, pois elas continuam tendo que ser pagas mesmo que você esteja de férias.
O segredo de tudo é o planejamento!
Assista a seguir a minha entrevista para a Record com algumas destas dicas sobre o orçamento nas férias (se desejar, clique aqui para assistir).