Então, é chegada a hora de tomar decisões importantes a respeito da festa de casamento… E é exatamente neste momento que surgem as mais variadas dúvidas, como:
- Devo fazer uma super festa de casamento ou é melhor usar esse dinheiro para dar entrada em um imóvel?
- Com um orçamento reduzido para a festa, será que é possível fechar as contas no azul, evitando um endividamento elevado?
- Quem pode lhe ajudar na realização deste sonho? Quando recorrer à ajuda dos pais é uma opção a ser considerada?
Repare que estas perguntas não possuem uma resposta definitiva, variando de caso a caso, pois cada um tem suas preferências e expectativas diferentes a respeito deste evento. Da mesma forma, as circunstâncias econômicas de cada casal também acabam influenciando muito estas decisões.
Porém, embora as respostas possam ser as mais variadas possíveis, a grande questão aqui parece ser: como usar os recursos disponíveis da melhor forma possível, otimizando a sua utilização?
Algumas dicas e orientações nesse sentido são de grande valor, e é sobre isto que vamos falar a seguir…
Festa de casamento ou entrada na casa própria?
Esta talvez seja a dúvida mais cruel nesse momento tão importante na vida de duas pessoas que vão se casar. Isso é bastante compreensível, na medida em que estamos falando de dois dos maiores sonhos na vida de muitas pessoas (pelo menos para os mais românticos): a cerimônia do casamento e o imóvel próprio.
Mas, para noivos com budget reduzido… Como avaliar e o que levar em consideração na hora de escolher entre uma super festa de casamento e a entrada num imóvel próprio? Como comparar as duas opções e escolher qual seria o cenário ideal?
Se você tem dúvidas sobre o assunto e precisa de uma ajuda, clique aqui, ou clique no botão abaixo para ler o artigo completo que publiquei no Tips for Bride, um blog para noivas do interior de São Paulo, onde escrevo regularmente sobre finanças na minha coluna Casamento&Dinheiro:
Festa de casamento: o que fazer para fechar a conta no azul?
Durante os preparativos da festa de casamento, você vai se deparar com uma série de gastos extras aparentemente inexpressivos, pequenos detalhes para incrementar a festa, mas que fazem uma grande diferença no final, na hora de fechar as contas.
Nesse caso, se você tem um orçamento limitado e reduzido, quais seriam os primeiros cortes a serem feitos durante os preparativos, a fim de manter as contas no azul? Por onde começar esta redução?
Há alguns dias, publiquei um artigo com 5 dicas valiosas sobre isso no Tips for Bride. Para ler a texto na íntegra, clique aqui, ou clique no botão abaixo:
Festa de casamento: quando recorrer à ajuda dos pais?
Outra pergunta que muitos casais se fazem neste momento tão especial de suas vidas é: será que devemos pedir ajuda aos nossos pais? Em que situação deveríamos fazer este pedido a estas pessoas que tanto amamos e que tanto nos ajudaram até aqui?
Esta também é uma questão delicada e pode variar bastante caso a caso, mas existem critérios objetivos que podem lhe ajudar a tomar a melhor decisão em situações como esta…
Para saber quando o casamento pode ser financiado totalmente pelos noivos e quando eles devem recorrer ao suporte financeiro dos pais, utilizando algumas premissas importantes para te ajudar a tomar esta decisão, acesse esse artigo recém publicado por mim no site Tips for Bride. Para acessar, clique aqui, ou se preferir, clique no botão a seguir:
Espero que estes textos tenham servido como bússola para lhe ajudar a tomar decisões importantes ou para sanar algumas dúvidas muito comuns em um momento tão especial. Sorte e sucesso em sua festa de casamento!