O fim de ano está aí e na semana que vem 2016 já acaba….Ufa! Foi um ano difícil! Mas sobrevivemos… Agora, devemos aproveitar o momento para refletir sobre nossas conquistas e planejar nossos objetivos para o ano que se aproxima.
Este momento é um período especial… Costumo enxergar estes últimos dias de transição de um ano para outro como uma janela de oportunidades para refletirmos a respeito do que fizemos e do que podemos melhorar.
Este é o momento para fazermos um balanço! É a hora mais adequada para pegarmos a listinha de resoluções do início do ano e verificarmos tudo o que conseguimos alcançar neste período. Se o assunto é finanças, por exemplo, quais foram nossas resoluções para 2016? Desejávamos juntar dinheiro para a reserva de emergências? Queríamos fazer aquela viagem dos sonhos? Trocar de carro? Comprar a tão desejada casa própria? Quais eram os nossos objetivos para este ano que já está quase no fim?
É certo que foi um ano difícil para o nosso país. O desemprego aumentou, a inflação ainda não deu uma trégua e, para quem recebe comissão ou ganha por resultados, imagino que a receita deva ter sido bem magra, sobretudo quando comparada com outros anos de maior fartura. Porém, mesmo assim, devemos lembrar do que conquistamos neste ano, ainda que sejam aquelas pequenas coisas que conseguimos alcançar.
Se não conseguimos juntar toda a reserva de emergências que queríamos, mas conseguimos acumular um percentual dela, já é bom um começo, uma conquista… Para quem não tinha nada guardado, ter alguma coisa já é ótimo. É um importante avanço!
Devemos aproveitar estes últimos dias para revermos nossas metas e ficarmos felizes com o que conseguimos conquistar, mesmo que ainda estejamos na metade do caminho. Precisamos festejar nossas conquistas, mesmo as intermediárias, e rever o passo a passo para conseguí-las no próximo ano. Para ajudar nesse sentido, recomendo a leitura deste meu texto que fala sobre as Resoluções Financeiras de Ano Novo (clique aqui para acessar).
Uma outra boa dica é aproveitarmos o início desse um novo ciclo para começar a anotar todas as nossas receitas e despesas. Esta simples ação tornará muito mais fácil conseguirmos identificar para onde está indo o nosso dinheiro e passarmos então a direcioná-lo para o que realmente importa nas nossas vidas!
Se o objetivo, por exemplo, é comprar um bem de maior valor, por exemplo, devemos direcionar nosso dinheiro para esse fim, fazendo uma reserva para tanto. Além disso, uma aplicação automática no dia em que recebemos nossos salários será uma grande ajuda nesta empreitada!
Para facilitar a criação do fluxo de caixa pessoal e do controle das finanças, sugiro baixar a planilha que disponibilizei gratuitamente, clicando aqui.
Espero que você possa aproveitar estas orientações do melhor modo possível. Reflita e planeje-se para os próximos 365 dias e procure agir conforme o planejado!
Desejo a você, meu leitor, boas festas e um ótimo 2017!