Nesta semana uma leitora me mandou um email fazendo uma dessas perguntas que, embora não seja uma questão nova, me fez refletir: Leticia, como cuidar das minhas finanças para atingir os meus objetivos?
Este questionamento acabou sendo uma oportunidade para reunir todo o conhecimento já elaborado em meus textos aqui do site em um passo a passo simples e didático que permita que pessoas iniciantes no mundo das finanças possam alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazos.
É claro que a resposta para uma questão tão pretenciosa não poderia ser simples e objetiva, afinal, estamos cansados de saber que não existe milagre ou fórmula mágica para se alcançar o sucesso e o equilíbrio financeiro. É preciso esforço! Além disso, nem tudo que é adequado para mim vai ser adequado para você, o que torna a resposta mais complexa ainda….
De qualquer forma, reuni os melhores textos aqui do site sobre o assunto, organizando-os em um verdadeiro passo a passo para ajudar o leitor mais interessado a encontrar respostas reveladoras em sua jornada rumo à conquista de seus objetivos pessoais. Vamos lá!
Primeira Etapa para Atingir Objetivos: Um Raio X das finanças
O primeiro passo começa com a demarcação de território. Você precisa conhecer a sua situação financeira atual. Sem isso, não há como avançar. Qualquer passo adicional aqui seria como andar no escuro, ou caminhar de olhos vendados. Trata-se de um pouco mais daquela boa e velha máxima: “Conheça-te a ti mesmo”.
Para lhe ajudar neste primeiro exercício, separei três textos que considero bastante esclarecedores para quem precisa conhecer um pouco mais sobre sua situação financeira (é só clicar no título do texto para acessar e começar a ler):
Por que devo cuidar de minhas finanças?
Quem é o principal responsável pela sua saúde financeira?
Qual é o meu patrimônio líquido?
Segunda Etapa para Atingir Objetivos: Fuja das Dívidas
A primeira etapa deverá garantir a demarcação de um território importante, pois você deve se conhecer bem antes de avançar, mas o perigo e as tentações continuarão sempre ao redor, testando a sua resistência.
Dentre as muitas coisas que podem lhe desviar do seu caminho rumo aos seus objetivos, talvez a maior delas seja o endividamento. Não se deixe levar pelas emoções e mantenha-se firme diante dos apelos da mídia que se convertem em dívidas. Não troque o prazer duradouro de um objetivo cumprido, por um prazer imediato e sem sentido na sua caminhada.
As más dívidas nos puxam para trás. Elas são um retrocesso. Então, fuja dessas dívidas! Mas, se forem para financiar um investimento, aí a coisa muda de figura! Saiba diferenciá-las.
Seguem três textos para aumentar o seu entendimento a respeito disso:
5 dicas para fugir das dívidas
Como se livrar das dívidas e se transformar em um poupador?
Terceira Etapa para Atingir Objetivos: Comece a Poupar
O próximo passo é para frente! Agora é hora de avançar e a meta aqui é poupar! Quem não poupa recursos, não avança, fica parado.
Esta é uma etapa essencial da sua jornada e, para lhe ajudar a caminhar na direção certa, separei os textos a seguir:
As chaves para o sucesso financeiro: economizar, poupar e investir!
Quarta Etapa para Atingir Objetivos: Coloque a mão na massa
Sabemos bem que alguns objetivos demandam mais tempo que outros. De fato, existem objetivos que demandam anos e anos de dedicação. Mas a recompensa vale muito a pena.
Pensando nisso, a quarta etapa se converte em um conjunto de importantes lições que não podem ser ignoradas em sua jornada, sobretudo quando estamos falando de objetivos maiores.
Basicamente, você precisará aperfeiçoar a sua capacidade de tomar decisões financeiras de qualidade e precisará ser mais organizado para sustentar a pressão no longo prazo. Para isso, recomendo que você leia os títulos a seguir:
Como funcionam as decisões financeiras em uma família?
Saúde financeira: o que você tem feito pela sua?
Como economizar dinheiro para realizar os seus sonhos
Como chegar ao final do mês com dinheiro no bolso? 4 Dicas Práticas!
Quinta Etapa para Atingir Objetivos: Pense na Aposentadoria
Bem… Estou finalmente em vias de concluir… E, como acredito que todos tenham o objetivo de um futuro tranquilo, resolvi dar um bônus nesta quinta etapa, falando sobre ela: a APOSENTADORIA.
Sei que muitos se perguntam: e o futuro? Como construí-lo sobre bases sólidas? Como funciona essa relação de causa x consequência?
Sendo assim, para finalizar, compilei a essência disso tudo nos textos a seguir para que você entenda porque precisa começar a agir o quanto antes:
O equilíbrio entre o hoje e o amanhã