Foi publicada hoje no Valor Econômico a reportagem “CDI descolado da Selic afeta ganho de aplicações” de Catherine Vieira e de Luciana Seabra comentando que o CDI tem ficado muito abaixo da SELIC e que isto está afetando o ganho de muitas aplicações.
Nesta reportagem que ressalta que este descolamento está maior nos últimos meses do que o histórico desta diferença, mostra ainda que a SELIC praticada no mercado também está menor do que a meta da SELIC de 7,25% ao ano, já que a SELIC na última terça estava em 7,11% enquanto o CDI era de 6,94%.
Na entrevista que dei para a matéria, ressalto que a indústria ainda tem o costume de olhar o CDI como benchmark para seus investimentos e que a pessoa física em geral não tem a noção deste descolamento. E que pensar nos investimentos como um percentual do CDI não é o ideal, o importante para o investidor é ficar atento ao ganho real, ou seja, aquele rendimento acima da inflação.
A reportagem evidencia ainda que com este descolamento, fica mais fácil superar o benchmark, ou seja, o referencial, e muitos fundos cobram a taxa de performance sobre o CDI, como por exemplo, 20% do que exceder o CDI.
Publicado no Valor Econômico em 17/01/2013: