A importância da Educação Financeira e do Planejamento Financeiro
Semana passada foi muito intensa… Foram 4 palestras sobre a importância da Educação Financeira. Incrível como cuidar melhor das finanças pode realmente fazer a diferença na vida de uma pessoa.
Nessas minhas palestras, perguntei quem ali já tinha tido alguma chance de participar de alguma palestra ou curso sobre o assunto… Poucas pessoas já haviam participado, mas aqueles que tinham tido a oportunidade se mostravam muito animados por estarem mais saudáveis financeiramente. Nenhum deles tinha se arrependido de passar a dedicar algumas horas por mês para cuidar das finanças e estavam satisfeitos com os resultados!
Outra coisa interessante que notei é que estavam ali de novo, para aprender mais e poder cuidar ainda melhor do seu dinheiro dali para frente!
Aliás, nunca vi ninguém comentar que passou a fazer mais exercícios, passou a comer mais saudável e agora esteja arrependido (já parou para pensar nisso?). Que preferia a vida sedentária anterior. Do mesmo modo, aqueles que passaram a cuidar de suas finanças também não reclamaram ao conseguirem atingir os seus objetivos.
Porém, o que ocorre em alguns casos é que os efeitos da aprendizagem sobre educação financeira não são permanentes. Funcionam muito bem no curto prazo, logo depois que os conhecimentos foram adquiridos, mas depois de algum tempo acabam se perdendo. A questão é que os efeitos do banho também não são efetivos no longo prazo, temos que tomar todos os dias para que funcione….
Então, devemos também estar sempre atentos à importância da educação financeira e com alguma frequência voltar aos ensinamentos de forma a revigorá-los em nossa memória.
Outro dia soube de um relato que, após uma de minhas palestras na empresa de uma pessoa conhecida, sua funcionária passou a vender cosméticos, como fonte de renda extra e já alcançou vários de seus objetivos. Outro rapaz que me acompanhava numa série de palestras como motorista da van que nos levava aos eventos, contou-me que aproveitava para assistir minhas palestras e que já tinha mudado o plano de celular e passado a economizar no dia a dia.
Infelizmente não aprendemos educação financeira na escola. É como eu já revelei em outro artigo aqui do site: “Se todos nós tivéssemos aprendido educação financeira em parte de todos aqueles dias em que estivemos frequentando a escola, tenho certeza de que teríamos cidadãos com menos dívidas, com mais saúde financeira e quiçá, com muito mais dinheiro no bolso. Muitos dos erros com as finanças poderiam ser evitados e teríamos mais pessoas com uma aposentadoria tranquila. Isso é bom para o indivíduo, para a sua
família e para a sociedade”. (clique aqui para acessar o artigo citado: Educação financeira: Ah se tivéssemos aprendido isso na escola…)
Para a grande maioria que não aprendeu enquanto criança e mais jovem, resta correr atrás deste conhecimento agora, sem mais perda de tempo. Esse é exatamente o meu trabalho e estou aqui para ajudar! Para saber mais, recomendo a leitura dos seguintes artigos: Planejamento Financeiro e Educação financeira: decisões e gastos.
Não duvide! Definitivamente, o Planejamento Financeiro transforma a vida das pessoas! Não há como negar que a Educação Financeira é um pilar essencial para uma vida equilibrada em nossos tempos.