Alguma vez você já parou para avaliar o estado da sua saúde financeira? Pois é… Saber administrar o dinheiro de forma eficiente é essencial para desfrutar de uma vida tranquila e alcançar os seus objetivos pessoais, ou seja, há sim muita coisa em jogo. Vamos falar um pouco mais sobre isso…
Infelizmente, uma pesquisa recente efetuada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central (Bacen), revelou que muitos brasileiros enfrentam dificuldades nessa área. O Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB – 2022) mostrou que muitos brasileiros encontram obstáculos ao lidar com as despesas do dia a dia, têm dificuldades para poupar dinheiro para objetivos de longo prazo e possuem pouca confiança em relação ao seu futuro financeiro.
Esse também foi o assunto do texto que escrevi para o site da Lu Lacerda nessa semana.
Saúde financeira comprometida
Imagine que você está gastando mais do que ganha e, consequentemente, não consegue pagar a fatura do cartão de crédito (isso lhe soa familiar?). Como se não bastasse, para cobrir essa diferença, você termina recorrendo a empréstimos, criando um ciclo vicioso de dívidas e preocupações constantes. Essa realidade vai se mostrando muito prejudicial para o seu bem-estar financeiro.
Outro exemplo recorrente é quando surge um imprevisto, como uma emergência médica ou um conserto no carro. Se você não tiver uma reserva para lidar com esses imprevistos, pode enfrentar dificuldades para arcar com esses gastos e, consequentemente, agravar ainda mais a sua situação financeira.
E o impacto emocional?
Além do problema em si, vale destacar o impacto emocional que as questões financeiras podem ter. A verdade é que muitas famílias sofrem com o estresse causado pela falta de controle das finanças, e tem muitas pesquisas comprovando isso… Segundo a pesquisa que citei da Febraban, mais da metade dos participantes (56,4%) afirmaram que as questões financeiras são motivo de preocupação e tensão no ambiente familiar.
Os dados dessa pesquisa também demonstram um desequilíbrio financeiro preocupante, veja só algumas contatações relevantes:
- 34,2% dos entrevistados admitiram gastar mais do que ganham;
- somente 19,8% dos entrevistados sentiam-se preparados para enfrentar despesas inesperadas, evidenciando uma falta de planejamento generalizada.
A Febraban disponibiliza um teste online para que você possa avaliar a sua situação financeira. Clique aqui e faça a sua avaliação financeira pessoal.
Como restabelecer a sua saúde financeira
Mas, afinal, como reestabelecer a desejada saúde financeira? O que fazer?
Para superar essa situação, é fundamental investir em educação financeira. Não tem fórmula mágica!
Aprender a criar um planejamento financeiro, a controlar os gastos, a poupar dinheiro e a constituir uma reserva de emergências são passos fundamentais para melhorar a saúde financeira de uma família. Ao adquirir essas habilidades, vocês estarão mais preparados para enfrentar imprevistos e construir um futuro mais estável.
O teste citado acima pode ser um ponto de partida para você reavaliar as suas finanças e identificar áreas que necessitam de melhorias e, dessa forma, buscar soluções para fortalecer a sua condição financeira.
Não deixe para depois o cuidado com a sua saúde financeira. Assim como cuidamos da nossa saúde física e emocional, é imprescindível dedicar atenção ao nosso bem-estar financeiro. Ao adotar hábitos financeiros saudáveis e buscar conhecimento sobre o assunto, você estará trilhando um caminho para conquistar a estabilidade financeira e realizar os seus sonhos.