Um bom orçamento pessoal é o primeiro passo para começar a poupar, é o que mostra a matéria da Folha de SP de hoje que contou com a colaboração de Leticia Camargo.
Para preparar um orçamento, basta colocar em uma planilha todos as receitas e despesas da família. Depois, é importante analisar quais são os desperdícios e cortá-los, colocar limites para os supérfluos e procurar economizar nos itens básicos.
A sugestão é que procurem identificar estes desperdícios no orçamento, como um provedor de internet em débito automático que não usa mais. Outra dica, é evitar ir ao supermercado com fome e de preferência, procurar comprar os ítens perecíveis em pouca quantidade e mais vezes ao mês para evitar que estraguem. E por último, fugir das compras por impulso.
Se conseguir economizar R$ 5,00 por dia, ao final do ano terá R$ 1.825,00. O que já faz uma grande diferença no bolso.
Para começar uma poupança, o ideal é se pagar primeiro, ou seja, já efetuar uma aplicação logo no começo do mês, pois normalmente, se deixarmos para investir o que sobrar, acabamos não aplicando nada. Mas, o que não deve ser feito de jeito nenhum é efetuar uma aplicação no início do mês e depois entrar no vermelho, pois os juros que serão pagos no cheque especial serão muito maiores do que aqueles que serão recebidos no investimento.
Veja aqui a matéria na íntegra: