Nesta semana, o site Como Investir publicou uma notícia sobre um estudo da BM&FBovespa com uma entrevista minha sobre os produtos de investimento.
A pesquisa foi efetuada com 2 mil pessoas de 100 municipios mostrando que o conhecimento sobre o mercado financeiro ainda é muito pequeno e que a maior parte dos entrevistados não têm um planejamento financeiro.
Esse portal de educação para investidores é uma iniciativa da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e tem como objetivo educar e formar o investidor no Brasil.
O estudo mostrou que 40% das pessoas não possuem nenhum tipo de investimento, mas que 97% disse conhecer a poupança e que para 53% delas não sobra dinheiro no final do mês para investir.
Menos da metade dos entrevistados disse possui algum tipo de planejamento financeiro e que o faz de forma mediana, enquanto somente 24% considera o seu planejamento bom e outras 28% estão aquém do ideal. Sendo que 62% não faz nenhum controle de suas despesas mensais.
Em minha entrevista, enfatizei a importância de que seja efetuado este orçmento mensal para saber para onde o dinheiro está indo e para que seja possível definir metas para as despesas invisíveis, como o lazer, por exemplo.
Quase 40% das pessoas que participaram deste estudo, consideram que a conta corrente é um investimento, porém o dinheiro que está na conta corrente não tem nenhum tipo de valorização. Desta forma, eu lembrei que é importante aplicar o dinheiro para que ele possa estar rendendo e não deixá-lo parado na conta, se necessário, até uma aplicação com resgate automático pode ser uma opção para rentabilizar o dinheiro.
Ressaltei também a importância de se definir os objetivos para o investimento evitando aplicar em produtos com muito risco um dinheiro que vai ser usado no curto prazo e não deixar de aproveitar a possibilidade de rentabilidades maiores para um dinheiro que não será resgatado tão cedo.
Veja aqui a reportagem na íntegra e saiba mais os produtos de investimento.