Nesses últimos dias, muita gente recebeu a segunda parcela da gratificação natalina. Mas, a dúvida que sempre paira no ar é: como fazer bom uso do 13º?
Preparei uma lista para te ajudar a utilizar da melhor forma possível esse recurso adicional recebido agora no final do ano. Siga os passos abaixo para não errar…
4 Passos de como fazer bom uso do 13º
- Planeje-se
Isso mesmo, nada de sair gastando como se não houvesse amanhã. Planeje o uso desse recurso para não se arrepender depois!
Tem gente que acaba gastando por impulso, em coisas que não fazem muito sentido ou, o que é ainda pior, gasta este recurso antes mesmo de recebê-lo.
- Pague suas dívidas
Se estiver endividado, essa pode ser uma ótima oportunidade para se livrar logo delas! Utilize o seu 13º para saldar o máximo possível das suas pendências financeiras e comece o ano que vem mais leve!
Ao pagar dívidas adiantadas, como empréstimos por exemplo, você ainda reduz os juros e economiza um bom dinheiro.
- Reserve uma parte para as contas do início do ano
Todo ano a mesma coisa: IPVA, IPTU, material escolar, matrícula das crianças….. Todos já sabem dessas contas do início do ano, mas poucos se planejam guardando uma grana para pagar essas contas a mais!
Então, faça diferente e guarde uma parte do seu 13º para essas contas do início do ano que sempre se repetem. Ah, e aproveita e vai lá no seu extrato de janeiro de 2021 e dá uma olhada para calcular quanto você gastou no início desse ano para estimar os gastos do início do ano que vem!
- Invista
E, se depois de todos os passos acima ainda sobrar uma graninha, aproveite para investir esse valor! Comece pela reserva de emergências e o que exceder esse valor pode começar a diversificar para o seu pé de meia! Seu eu futuro agradece!
Ah, e já comece o ano novo fazendo bonito: defina quais são seus sonhos e planeje-se para realizá-los. Para isso, anote as suas receitas e as suas despesas, evite os desperdícios, limite seus gastos e direcione os seus recursos para aquilo que é mais importante para você!