Estamos chegando no final de novembro! Esse é o momento em que muita gente está para receber a primeira parte do décimo terceiro. O valor deve cair na conta nos próximos dias. Nessa hora, muitos se perguntam: mas o que fazer com essa grana extra que está pra chegar?
É importante pensar nas prioridades. Decidir cautelosamente o que fazer com esse dinheiro, justamente para não enfiar os pés pelas mãos. Sem planejamento, a tendência é ver o dinheiro acabar e não saber nem para onde ele foi.
Sendo assim, segue abaixo um roteiro de como usar o décimo terceiro da melhor forma possível, com sabedoria…
Roteiro para utilizar o décimo terceiro
Em primeiro lugar, utilize esses recursos para quitar dívidas. Sim, dívidas! Nada melhor do que utilizar essa grana para se ver livre desses compromissos e poder dormir mais tranquilo.
Assim sendo, comece quitando aquelas dívidas que têm os maiores juros. Outra opção é pagar as contas atrasadas que podem comprometer o seu bem-estar ou aumentar riscos, como é o caso do seu plano de saúde ou da conta de luz que está prestes a ser cortada.
Se não estiver endividado ou se ainda sobrar algum recurso depois de quitar as dívidas, conforme explicado acima, priorize guardar esse dinheiro para formar uma reserva de emergências.
Aí vem a pergunta que sempre me fazem: mas, Leticia, quanto devo ter de dinheiro guardado nessa reserva? Então… O ideal é guardar entre 6 à 12 vezes seus gastos mensais. Dessa forma, isso vai te ajudar a evitar cair numa (ou voltar para uma) situação de endividamento, quando acontecer algum imprevisto.
Lembre-se também que, em dezembro, tem o Natal e as festas de final de ano. O normal é que, logo no início do ano seguinte, já apareçam as contas sazonais, como IPVA, IPTU, material escolar, matrícula das crianças, dentre outras contas para pagar. Então, é bom reservar uma parte da grana do décimo terceiro para esses pagamentos também.
Se você não está endividado e se já possui a sua reserva de emergências, guarde pelo menos uma parte do seu décimo terceiro para os seus objetivos de vida futuros, tanto os de médio, quanto os de longo prazo. Assim você vai caminhando mais rapidamente para alcançar o que deseja.
Com a última parte dos recursos, se ainda tiver algum, aproveite para pensar qual seria o desejo que gostaria de satisfazer e se dê esse mimo! Afinal, a vida não é apenas para pagar boletos e não ter nenhum prazer satisfeito!
Em uma rápida síntese, a nossa lista de prioridades pode ser assim resumida:
- Dívidas e contas atrasadas;
- Reserva de Emergências;
- Contas de janeiro e fevereiro;
- Objetivos futuros (médio e longo prazos);
- Mimos
E aí, o que achou das sugestões acima? Em qual momento de vida você se encontra? Já decidiu como vai gastar o seu décimo terceiro?