Mais uma vez no Jornal das 10 hs da Globo News do dia 23 de janeiro o tema foi: “Comprar ou alugar um imóvel?“. Como o tema é de muito interesse do público, o programa promoveu mais uma rodada de debates e tive a oportunidade de ser convidada novamente, junto com o Claudio Carvajal para respondermos às perguntas enviadas pelos assinantes.
Com a redução da taxa de juros para o crédito imobiliário, comprar ou alugar um imóvel passa a ser um dilema: os reajustes dos aluguéis tem sido acima da inflação e, por outro lado, o preço dos imóveis está nas alturas.
Seguem algumas das perguntas:
- É melhor comprar ou alugar? É preciso comparar o valor do aluguel com os rendimentos das aplicações, se o aluguel for maior do que o rendimento é melhor comprar, se o aluguel for menor, melhor alugar. Com a queda dos juros, cada vez se torna menos interessante deixar o dinheiro aplicado e ficar pagando aluguel.
- Os preços vão continuar subindo? É esperado que haja uma estabilização dos preços dos imóveis depois dos grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
- Existe uma bolha imobiliária? Não podemos configurar esta subida dos preços dos imóveis no país como uma bolha, como o que ocorreu nos Estados Unidos em 2008, já que o percentual de crédito imobiliário em relação ao PIB no Brasil ainda é muito baixo em comparação àquele país.
- Quanto devo dar de entrada no financiamento do imóvel? É ideal dar de entrada o maior valor possível, mas sempre levando em conta que é importante guardar uma reserva para emergências e preservar um montante para uma eventual reforma deste imóvel e ainda para os custos da mudança.
Veja aqui o vídeo com a reportagem na íntegra:
> http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/assunto-em-debate/v/reducao-na-taxa-de-juros-aumentam-a-duvida-na-hora-de-comprar-ou-alugar-um-imovel/2362215/
Vale a pena dar uma conferida também no post do debate anterior.