Já pensou quanto pode custar para criar um filho?
A coluna Seu Dinheiro da Exame publicou no dia 28/02 uma matéria muito interessante respondendo a esta e a outras perguntas: “Custo de um filho pode chegar a R$ 2 milhões. Como fazer?“.
Nesta matéria sobre um estudo da INVENT realizado desde 2008 que calcula o custo de criar um filho desde o nascimento até completar 23 anos, foram ouvidos alguns especialistas, dentre eles a Cassia D’Aquino e eu, para darmos dicas de como se planejar para criar um filho.
O estudo foi baseado em entrevistas com várias fámilias de todas as classes sociais em diferentes capitais e chegou-se a conclusão de que para as mais abastadas este custo estaria entre R$ 1 a 2 mihões. Para estas classes, os maiores gastos seriam com a educação, incluindo os cursos extracurriculares e a faculdade.
Para os especialistas é importante:
1) Planejar-se fazendo um orçamento, e estabelecendo limites para cada item.
2) Ter um plano de saúde, já que as despesas, principalmente nos primeiros anos de vida podem ser grandes
3) Poupança para a chegada do bebê, em uma aplicação conservadora e com boa liquidez.
4) Reserva financeira para garantir a educação do seu filho, em uma reserva que cubra de seis meses a dois anos dos gastos, ou um seguro que cubra pelo menos a educação dos filhos.
5) Reserva para a vida adulta do filho, mas somente se já estiver conseguindo constituir sua própria reserva para aposentadoria, que pode até ser feita em produtos de renda variável, conforme ressaltei na entrevista.
Veja aqui a matéria completa.