Os BDRs são certificados de depósitos – representativos de ações de empresas estrangeiras – que são negociados no Brasil. Eles tiveram um ótimo desempenho neste primeiro semestre, de 17,33% segundo o índice BDRX, que é composto por 67 BDRs. Mas, vale a pena investir em fundos de BDRs?
Em entrevista para o Valor, expliquei que as cotações das ações destas empresas são em dólar e que, por isso, quem investe nestes fundos, além de estar exposto às variações da bolsa, também está exposto às variações do câmbio. Desta forma, é uma ótima forma de diversificar a carteira em um outro mercado, no caso, a bolsa americana e o dólar.
Porém, o risco também é maior em investir neste produto, já que além do risco de bolsa, também há o risco do câmbio. Neste último semestre, quase toda a variação do índice de BDRs foi causada pela variação do dólar, pois a bolsa americana ficou estável no período.
Portanto, para aplicar nestes fundos, o investidor deve ter um perfil mais agressivo e entender que este produto tem bastante volatilidade. Da mesma maneira que agora subiu 17%, poderia ter caído os mesmos 17% se o dólar tivesse baixado.
Veja aqui a matéria completa: “Dólar sustenta desempenho de BDRs no primeiro semestre” e entenda quando vale a pena investir em fundos de BDRs.