Ícone do site Leticia Camargo

Devo pegar um empréstimo?

Devo pegar um empréstimo

Quando os boletos apertam e não tem mais jeito, muitas vezes pegar um empréstimo é a única solução para fechar as contas em dia.

Mas o que deve ser considerado ao se cogitar pegar um empréstimo? Foi sobre esse assunto que dei duas entrevistas recentes para o Uol Economia e para o Estadão.

 

Antes de pegar um empréstimo, saiba disso!

Em primeiro lugar é importante entender como estão as receitas e as despesas. Você precisa saber qual é o espaço que você terá no orçamento para pagar as parcelas do empréstimo.

Quanto menores os juros, menores serão também as parcelas. Por isso, como falei ao Uol, é preciso pesquisar bastante em várias instituições para tentar chegar à melhor oferta disponível. Da mesma forma que a gente pesquisa quando vai comprar algo novo, também é necessário pesquisar na hora de pagar um empréstimo.

Agora anote aí: quando for fazer a pesquisa, é importante ficar atento à taxa CET (Custo Efetivo Total), que considera todos os custos do dinheiro que vai ser pego emprestado.

Lembre-se que, quanto antes esse empréstimo for pago, mais vantajoso será. Isso ocorre porque serão menos juros pagos ao banco. Então, escolha o menor prazo, sempre com a certeza de que as parcelas cabem no seu bolso!

Em outras palavras, é importante escolher uma alternativa de taxa e de prazo que atenda às suas possibilidades de pagamento. A conta tem que fechar!

Claro que o ideal é não precisar de empréstimo e, para isso, é necessário ter uma reserva de emergências, já que imprevistos sempre ocorrem.

Não sabemos quando e nem o que vai acontecer, mas sabemos que sempre existe uma possibilidade de algo dar errado e precisarmos de uma grana extra para cobrir essa despesa extraordinária.

Recentemente, a Caixa disponibilizou um empréstimo até para quem está negativado no valor de até R$ 1.000,00 para a pessoa física e de até R$ 3.000,00 para microempreendedores, com taxas de 1,95% e de 1,99% ao mês, respectivamente.

Mas, não é porque tem dinheiro disponível que é interessante pegar esse empréstimo. Só vá se endividar se for por algum imprevisto em que não seja possível pagar de outra forma, ou se for para quitar um empréstimo com taxa de juros mais alta do que a que está sendo disponibilizada agora.

Como falei ao Estadão: “É preciso prestar atenção, porque tomar esse novo empréstimo e continuar se endividando não resolve a situação. É preciso se organizar financeiramente para não gastar mais do que ganha e não voltar a se endividar mais”.

Por outro lado, as coisas mudam de figura se a pessoa está empreendendo e tem a possibilidade de utilizar esse empréstimo para fazer crescer o seu negócio, comprando uma nova máquina, por exemplo. Se, com o retorno desse investimento ela pretende pagar o empréstimo e fazer mais dinheiro, a alternativa pode ser muito viável.

No caso do empreendedor, ele ainda tem a vantagem de, depois que pagar o empréstimo, continuar contando com os lucros a mais proporcionados pela nova máquina.

E então? Vai pegar empréstimo para quê? Vai empreender, vai pagar dívidas ou vai se organizar financeiramente? Não sei qual é o seu objetivo, mas independentemente disso, planeje-se e faça a lição de casa. Só não pode pegar um empréstimo sem se planejar e continuar se endividando!

Sair da versão mobile