O Dia dos Namorados está chegando e sabemos que é uma data especial, uma comemoração para muitos. Por isso, é um momento oportuno para refletirmos sobre finanças para casais.
Sendo assim, reuno neste texto um resumo de alguns artigos que escrevi para o site Tips for Bride sobre este tema, tendo em mente três questões relevantes que os pombinhos precisam saber:
- Como garantir maior tranquilidade financeira na vida a dois?
- Como sair das dívidas contraídas por conta do casamento?
- Alugar ou comprar um imóvel? Eis a questão.
Então, vamos ao que interessa…
Finanças para casais: como garantir maior tranquilidade financeira na vida a dois
Não há nada mais valioso do que ter paz, estar tranquilo quanto às finanças familiares e poder desfrutar dos benefícios que o equilíbrio financeiro traz.
Muitos casamentos e relações podem acabar terminando por conta da falta de habilidade de um casal em lidar com as suas finanças. Os maus hábitos financeiros se tornam um vilão e transformam a vida a dois em uma jornada de brigas, discussões e conflitos.
É preciso cuidar da saúde financeira, pois, querendo ou não, ela exerce influência e forte impacto na saúde mental e física de qualquer pessoa. É muito difícil ter mente sã e corpo são, diante de contas em atraso e cobranças do seu companheiro ou companheira.
Sem a menor sombra de dúvidas, o passo mais significativo que um casal pode dar para obter a desejada saúde financeira é constituir uma reserva de emergências…
Para saber um pouco mais sobre como a importância da reserva de emergências e como conseguir formar a sua, leia o artigo que escrevi para o site Tips for Bride clicando aqui ou no botão a seguir:
Finanças para casais: estamos endividados por conta do casamento! E agora?
Muitos casais começam a vida a dois com algumas dívidas contraídas por conta do casamento. Em alguns casos, o grau de endividamento é tão elevado que as dores de cabeça, as brigas e as desentendimentos entre os noivos começam antes mesmo do casamento em si.
É claro que, para quitar as dívidas, exigirá algum esforço adicional de organização e planejamento.
Primeiro será necessário entender o tamanho do buraco e quais os valores das parcelas, as taxas de juros e o saldo devedor. Se as taxas estiverem muito altas, será preciso procurar alguma linha de crédito mais barata para poder suavizar o impacto das contas em seu orçamento familiar, já que haverá uma redução das taxas de juros que o casal vinha pagando.
Veja mais detalhes no meu artigo para o site “Tips for Bride”, que você pode acessar clicando aqui, ou no botão a seguir:
Finanças para casais: aluguel ou compra de apartamento?
Pode até parecer estranho, mas nem sempre comprar um apartamento é melhor do que alugar um. E isso não é diferente na vida a dois…
Eu sei bem que, como diz o ditado, “quem casa quer casa”, mas é preciso ponderar bem e analisar bem o assunto, pois provavelmente esta será uma das decisões mais importantes na vida de um casal, depois de decisão de ter ou não ter filhos, é claro.
É preciso pensar a longo prazo e verificar se haverá necessidade de financiar parte do imóvel pretendido. Nesse caso, é necessário saber se as taxas de juros compensam.
Por outro lado, também é importante analisar se as características do imóvel, bem como o seu tamanho, enquadram-se nas expectativas e planos que o casal tem para os próximos 7 a 10 anos, se vão precisar mudar de cidade por conta do trabalho ou se a escola das crianças estará por perto.
Estas e outras questões precisam ser consideradas para se tomar uma decisão entre comprar ou alugar e aí não é apenas de dinheiro que estamos falando, tem também todo o lado emocional.
Veja o texto que escrevi sobre este tema para a “Tips for Bride”, clicando aqui, ou no botão a seguir:
Coloque todo esse conhecimento sobre finanças para casais em prática e garanta vida longa ao seu relacionamento. Boa sorte e tenha um Feliz Dia dos Namorados!