O Canal Futura fez uma matéria sobre o aumento da inadimplência e a reportagem mostrou algumas dicas de como evitar dívidas no Cartão de Crédito.
Na entrevista, eu sugeri o controle do orçamento doméstico como o primeiro passo para iniciar um planejamento financeiro, pois sabendo quais são suas receitas e despesas, o indivíduo consegue se organizar melhor e evitar as dívidas no cartão.
Citei a importância das pequenas economias do dia a dia que podem gerar uma grande diferença no bolso no longo prazo.
Indiquei que caso uma pessoa não consiga pagar a fatura total do cartão, a melhor opção é negociar um empréstimo consignado ou empréstimo pessoal com menores taxas e quitar o cartão, evitando ter que pagar somente a parcela mínima, pois os juros do dinheiro de plástico estão entre os mais altos do país.
Para quem não está conseguindo pagar as faturas, o ideal é diminuir o limite do cartão e evitar novas compras. Pois, se não foi possível pagar a fatura uma vez é bem possível que isto ocorra novamente.
Para os menos controlados em suas finanças, o limite do cartão deve ser no máximo de 30% de sua renda, evitando assim um excesso dos gastos.
Para os consumistas é perigoso possuir muitos cartões, já que os limites se multiplicam e isto pode acarretar em uma maior tentação para as compras. A sugestão é ter no máximo dois cartões, de bandeiras diferentes e com datas de vencimento com 15 dias de diferença entre eles.
E por último, para saber o quanto já foi gasto e poder antecipar o valor da fatura, a sugestão é guardar todos os boletos de compras na carteira e ir controlando o total das compras.
Segue abaixo a reportagem do Canal Futura na íntegra com minha entrevista no final.