Cada vez mais os prestadores de serviços oferecem programas de fidelidade que contam com vários benefícios para seus clientes.
Normalmente estes programas são operacionalizados por meio de um cartão de acumulação de pontos por compras efetuadas. Estes pontos podem ser trocados por produtos ou serviços, ou ainda descontos. Em alguns casos, este cartão também dá acesso à alguns serviços gratuitos, como entrega em domicílio, prioridade de compra, mailing com promoções, isenção de taxas, estacionamento etc.
Pela ótica da empresa, estes programas, tem o objetivo de conseguir o fortalecimento da marca por meio da fidelização do cliente. Custa muito mais para uma empresa conquistar um novo cliente do que manter o atual. Além disso, estudos indicam que os clientes fiéis consomem até 40% mais. Desta forma, o cliente fiel é mais lucrativo para as empresas.
Pela ótica do cliente, é um mimo oferecido pela empresa, um benefício a mais. O cliente quer ter experiências únicas e o programa de fidelidade pode proporcionar isto para ele. Com o programa, é possível conseguir melhores preços, serviços adicionais gratuitos e troca por produtos, o que faz com que o cliente fique mais satisfeito com a empresa e tenha maior fidelidade à ela.
E, como podemos fazer para tirar o maior proveito destes programas e evitar cair em ciladas?
A Postalis, que administra os fundos de previdência privada dos funcionários dos Correios e Telégrafos, publicou sobre o tema em seu Portal Universo Postalis. O site é exclusivo para participantes e aborda temas que envolvem principalmente educação financeira.
A matéria, que contou com a colaboração de Leticia Camargo entre outros, mostra a importância de se conhecer bem as regras de cada um dos programas, monitorar os pontos para saber se estão vencendo e evitar efetuar compras extras somente para poder pontuar sem levar em conta se estes gastos caberão no orçamento ou não.
Veja aqui a íntegra da matéria explicando com mais detalhes estas dicas.
Fonte da imagem: Portal Universo Postalis.