Essa é uma pergunta que muita gente deve estar se fazendo agora: como investir para se proteger das incertezas quanto às eleições 2022 aqui no Brasil?
Entendo que as pessoas devem sempre ter uma carteira diversificada independente da política, do momento da economia, ou de outros eventos.
Imagina ficar trocando os seus investimentos de um ativo para outro cada vez que algo muda? Não é assim que deveria funcionar…
Partipei do Programa Acerto de Contas, com Giane Guerra, da Rádio Gaúcha, e falei sobre isso. Confira a seguir:
Carteira Diversificada e Eleições 2022
Se você tem uma carteira diversificada, de acordo com os seus objetivos, seu perfil de investidor e seu horizonte de investimento, não deve ficar preocupado tentando descobrir qual governo irá ganhar nas eleições. O importante é que os seus investimentos estejam alocados de forma mais adequada a você. Leia aqui esse texto sobre diversificação da carteira.
Claro que alguns investimentos podem se beneficiar ou perder valor, de acordo com o político que assumir a presidência. Porém, se a carteira estiver diversificada, quando um investimento tiver rentabilidade negativa, haverá outros que poderão compensar essas perdas.
Além do mais, não é só a política interna que influencia os investimentos. Temos um mundo globalizado e o que acontece lá fora também impacta a gente por aqui.
Vivemos em um mundo complexo. São muitas coisas acontecendo em muitos lugares, e de forma simultânea. A menos que você seja um especialista, não recomendo que você fique tentando adivinhar tendências. Isso pode causar ansiedade e até uma crise de estresse.
Bons gestores
Inclusive, entendo que as pessoas terão resultados mais satisfatórios se delegarem os seus investimentos para bons gestores. Isso costuma gerar melhores resultados do que tentar investir tudo por conta própria. Nada melhor do que várias cabeças de especialistas pensando e gerindo os seus recursos!
Eu mesma, que sou economista e trabalho a vida inteira com finanças, prefiro delegar alguns dos meus investimentos para bons gestores de fundos, ao invés de fazer tudo sozinha.
Bons gestores costumam dedicar boa tarde das suas horas estudando e analisando o mercado. Eles fazem isso o dia todo. Monitoram o Brasil e outros países. Além disso, possuem formação específica e autorização da CVM para exercer a sua profissão.
Eleições 2022 e investimentos… O que fazer, então?
Então, se a sua carteira já está bem diversificada, não há necessidade de fazer nada no momento. Mas, se você possui recursos novos e está receoso quanto ao resultado das urnas, talvez possa esperar mais alguns dias até que tenhamos a finalização das eleições 2022 para alocar os seus recursos. Ao fazer isso, a sugestão é que procure um especialista para te ajudar nessa empreitada.
Enquanto isso, você pode aguardar investindo num CDB que pague 100% do CDI e que tenha liquidez diária para que você possa resgatar quando for necessário ou conveniente.
Importante lembrar também que muito mais importante do que encontrar o próximo melhor investimento é manter a disciplina dos aportes mensais e poder contar com o poder dos juros sobre juros no longo prazo para fazer o seu patrimônio crescer!
Reflita sobre tudo isso com calma e lembre-se de rebalancear a sua carteira de investimentos de tempos em tempos.