Qual deve ser o tamanho deste colchão para emergências financeiras?
Primeiro devemos ter uma ideia do tamanho dessa reserva, aí sim, depois disso, podemos começar a caminhada. De um modo mais objetivo, defendo que esta reserva deva ser de 3 a 12 vezes o valor dos gastos mensais da família. Mas, se essa reserva pode variar tanto, como saber qual o montante ideal para cada um? Considere esses 3 fatores básicos:- Previsibilidade da renda: um assalariado tem menos incertezas quanto à sua renda em relação à um autônomo ou à quem vive de comissões, por exemplo. Portanto, a sua reserva nesse caso, pode ser menor do que a dos outros dois.
- Responsabilidades financeiras: se uma pessoa tem filhos, mulher ou marido dependente, e financiamentos a pagar, sua reserva deverá ser maior do que a recomendada para uma pessoa solteira, sem filhos e que more com os pais, por exemplo.
- Empregabilidade: se um indivíduo tem uma profissão com maior facilidade de realocação, como um profissional de TI, por exemplo, que atualmente está muito demandado, terá uma necessidade de reserva menor do que a recomendada para pessoas que não tem essa vantagem.