Quais são as chances de um avião, cujo piloto está trabalhando de olhos vendados, conseguir chegar ao seu destino em segurança?
Esta situação se assemelha à de muitos empreendedores, que conduzem seus respectivos negócios sem muita noção do que estão fazendo do ponto de vista financeiro. Eles conduzem (se é que se pode chamar isso de “condução”) suas empresas às cegas, sem saber se estão tendo lucro em suas operações e se estão no caminho certo. Trabalhar deste modo pode colocar o futuro da organização em cheque.
Recentemente, escrevi um artigo sobre esse assunto para a Revista Expansão &Negócios GSPP e pude falar sobre alguns desses indicadores financeiros (clique aqui para ler o artigo completo)…
Indicadores Financeiros
Antes de partir para os indicadores financeiros em si, é muito importante reforçar a ideia de que toda atividade empresarial tem riscos, algumas vezes bastante elevados, com chances de perda de todo o capital investido.
Desta forma, faria sentido uma pessoa investir o seu dinheiro e tempo em algo tão arriscado se ela tivesse condições de obter um retorno igual ou melhor sem nenhum risco e com esforço zero?
Para dar um exemplo prático, basta pensar que os sócios da empresa poderiam aplicar seu dinheiro em títulos públicos, ao invés de investir tempo e capital no negócio que, como já citei, costuma ser carregado de riscos bem maiores.
Assim sendo, só faz sentido investir em uma empresa se o retorno esperado (ou a expectativa de retorno futuro) for melhor do que o retorno que se obteria investindo-se o mesmo valor em investimentos mais conservadores e com menos riscos.
Toda esta reflexão faz surgir, de imediato, a necessidade de se dominar alguns indicadores financeiros básicos como a margem de lucro, o payback, e o retorno sobre o investimento.
- Payback – o payback é um indicador que mede o tempo necessário para que o empreendedor e seus sócios tenham o dinheiro que investiram no negócio de volta. Ele informa o prazo de retorno do investimento. Quanto menor, melhor!
- Retorno sobre o investimento – trata-se do indicador financeiro que revela a taxa de retorno que a empresa está dando de lucro sobre a quantidade de dinheiro que foi investido para a sua criação/abertura.
Ainda sobre os indicadores financeiros, a margem de lucro líquida, que revela o percentual de lucro que a empresa tem sobre o seu faturamento, ou seja, o que sobra de dinheiro após ela pagar todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis, diretos ou indiretos. Esta margem é importante pois ela que indicará o quanto de receita que irá realmente para o bolso do empreendedor, depois de todas as contas pagas.
Já presenciei situações em que o empresário enchia os olhos com o tamanho de suas receitas e começava a gastar em suas contas pessoais como se não tivesse despesas a pagar na empresa, como se a receita fosse se traduzir toda em lucro.
Indicadores Financeiros: onde encontrá-los?
Onde encontrar os principais indicadores financeiros de uma empresa?
É recomendável que toda organização possua um DRE, um Demonstrativo de Resultados do Exercício, onde serão imputadas as entradas e saídas do negócio e que revelará diversos indicadores de altíssima relevância, como a evolução das receitas e depesas, o Custo da Mercadoria Vendida (CMV), a margem líquida, o lucro líquido, dentre outros. E, fazendo alguns outros cálculos financeiros tendo como base esse demonstrativo, ainda será possível calcular o Payback e o retorno do investimento.
Todos esses indicadores financeiros permitem uma análise mais profunda sobre a viabilidade do negócio e servem para guiar os gestores na hora de tomar decisões sobre o futuro do negócio.
Indicadores Financeiros: bônus
Fui convidada para palestrar na Expo Franchising do Rio de Janeiro sobre os “Aspectos Financeiros do Franshising”. No evento expliquei, do ponto de vista dos candidatos a franqueados, quais os pontos financeiros que devem ser analisados ao escolher uma franquia e, depois de adquirida, quais os números que devem ser controlados no dia-a-dia da empresa. Segue abaixo o PDF da apresentação.