Ícone do site Leticia Camargo

Jovens adultos deveriam aprender a cuidar de suas finanças o mais cedo possível

Jovens adultos deveriam aprender a cuidar de suas finanças o mais cedo possível

Minhas filhas já são duas jovens adultas. A mais velha está com 26 anos e a mais nova com 24.

No final de fevereiro, a mais nova foi para o mundo ao se mudar para a Escócia, onde a mais velha já está morando há mais de 8 anos. Para quem não sabe, elas têm cidadania britânica, pois o pai delas é de lá.

Claro que fiquei com o coração super apertado, ainda mais agora com o ninho vazio. Mas, criei minhas filhas para o mundo… E lá se foram elas! Fico orgulhosa do caminho que tomaram!

As duas são super organizadas financeiramente e começaram a poupar e a investir desde cedo. Foram aprendendo educação financeira por osmose (rsrs), de tanto ouvirem lá em casa. Aprenderam também pelo exemplo, claro. Leia esse texto aqui do site em que aproveitei uma viagem para a Disney para passar para elas importantes conceitos de educação financeira.

A mais velha já mora sozinha desde os 18 anos, quando foi para o exterior. Eu nunca mais dei nenhum dinheiro para ela. Ela se vira sozinha, e está indo muito bem!

A mais nova está indo agora, procurando apartamento e um emprego. Eu tenho certeza de que vai se sair bem também, afinal, já cuidava bem de suas finanças, mesmo sob minhas asas.

Jovens adultos endividados

Outro dia, a mais nova veio me dizer que a maioria de seus amigos não sabia lidar com as finanças e alguns deles já estavam endividados. Essa conversa me fez refletir sobre a importância de aprenderem desde cedo a cuidar das finanças. Pois, essa oportunidade permitiu que elas pudessem tomar decisões financeiras informadas e usufruir dos benefícios da segurança financeira desde o início da vida adulta.

Ela me contou que eles não sabiam usar o cartão de crédito e que a maioria não tinha nenhuma reserva, não poupavam nem para emergências, quanto mais para o futuro.

Jovens adultos e a educação financeira

Ah, se todos tivessem tido a oportunidade que eu tive e que minhas filhas tiveram de aprender sobre educação financeira desde cedo! E, como é importante ter bons exemplos familiares no cuidado com o dinheiro! Pois, com mais conhecimento sobre o assunto, poderiam desde cedo tomar decisões mais informadas ao longo da vida.

Inclusive foi sobre esse assunto que escrevi meu último texto para o site da Lu Lacerda, e também foi o tema da Live que fiz com a Bia Santos, pela Global Money Week à convite da Planejar.

Ter segurança financeira desde o início da vida adulta reduz o estresse pela falta de dinheiro e traz uma maior sensação de controle sobre a própria vida.

Quanto antes começarem a organizar suas finanças, menores as probabilidades de se endividarem e já poderão usufruir desde cedo do poder dos juros sobre juros. Veja aqui nesse texto o poder dos juros compostos!

Como uma forma de apoiar quem está no início dessa jornada, disponibilizo gratuitamente no meu site uma planilha financeira para controlar as receitas e despesas: Planilha de Fluxo de Caixa.

Os pais, que são a maioria dos meus leitores, que quiserem dar um ótimo presente para os seus filhos: ensinem educação financeira para eles! Dessa forma, poderão ser jovens adultos conscientes de suas finanças! E, se você ainda não é consciente com a sua, aprendam juntos!

Warren Buffet, que é um dos mais bem sucedidos gestores de ações do mundo começou a investir em ações aos 11 anos e não parou até hoje, aos 93 anos. Somente aos 32 anos ele se tornou milionário (em dólares) e em 2022 possuía US$ 100 Bilhões de acordo com a revista Forbes. Isso mostra como o poder dos juros sobre juros pode fazer uma grande diferença nas suas economias ao longo do tempo!

Este exemplo acima reforça a mensagem do texto de que a educação financeira é uma ferramenta poderosa que capacita os jovens a construir um futuro financeiramente seguro e próspero.

Sair da versão mobile