Ícone do site Leticia Camargo

Minha declaração já foi processada?

Após a etapa de envio da declaração do Imposto de Renda, vem a expectativa sobre o resultado do processamento. Muitos se perguntam: será que minha declaração já foi processada?

Uma das principais preocupações do contribuinte é se a sua declaração foi retida para análise detalhada, conhecida como “malha fina”. Felizmente, desde 2019, a Receita Federal agilizou seus processos, permitindo que os contribuintes verifiquem o status de suas declarações rapidamente, em torno de 24 horas após o envio (se você quer evitar erros e dor de cabeça com a declaração do IR, clique aqui e conheça alguns erros que podem ser evitados).

Mas essa preocupação muitas vezes é maior quando o contribuinte possui restituição do imposto de renda, pois ele tem curiosidade a respeito de quando receberá os recursos. Porém, quando não tem recursos a receber, ele deixa de consultar a situação de sua declaração e nem fica sabendo se está com situação irregular.

Como consultar a situação da sua declaração

Para obter informações atualizadas sobre a sua declaração do Imposto de Renda, o procedimento é simples e digital. Acesse o Portal da Receita Federal em Consultar Meu Imposto de Renda, utilizando sua conta Gov.br.

Dentro dessa parte do portal, você verá na parte lateral esquerda o status das suas últimas declarações de imposto de renda.

Ou ainda é possível consultar de forma simplificada por meio do Consultar Restituição, informando seu CPF, data de nascimento e o ano que você quer consultar.

Interpretando a situação da sua declaração

A verificação do status da declaração do seu Imposto de Renda é uma etapa crucial para entender a situação atual da sua declaração e agir de acordo com as necessidades para evitar multas e ter o seu CPF bloqueado.

Seja para corrigir pendências, seja para simplesmente confirmar que tudo está em ordem, acessar o Portal da Receita é um recurso valioso e imprescindível para todos os contribuintes. Mantenha-se informado e proativo na gestão de suas obrigações fiscais para evitar surpresas e garantir sua tranquilidade financeira.

Se quiser saber mais sobre a Declaração do IR, sugiro a leitura dos seguintes artigos (clique para acessar):

Sair da versão mobile