Outro dia recebi um email que começava assim: “…. nossa vida financeira está à deriva apesar de termos um bom barco e bons instrumentos de navegação. Não sabemos nos guiar, não temos uma carta de navegação atualizada, não sabemos racionar e sempre enfrentamos dificuldades nas tempestades, precisamos ajustar velas!”
Mais do que expressar o que a pessoa sentia, este pequeno trecho inicial da mensagem já foi o suficiente para que eu me colocasse no lugar dessa família e refletisse: esta deve ser exatamente a sensação de muitas outras pessoas.
Se a sua vida financeira está sem rumo, sem sentido, sem um norte e você convive com uma sensação de frustração todos os meses, eis a bússola para que você comece a retomar o caminho certo…
Qual deveria ser o Norte da minha vida financeira?
Assim como a mensagem acima, tenho recebido muito relatos de famílias que estão sem rumo, que não conseguem se organizar financeiramente, que estão cada vez mais endividadas e que não encontram uma solução para sair da tempestade em que suas vidas financeiras se encontram.
É preciso encontrar um norte! E a minha sugestão é: reuna sua família e definam juntos quais são os sonhos de vocês. Pretendem…
- Ter uma casa própria?
- Pagar os estudos dos filhos?
- Viajar com a família uma vez por ano?
- Ter uma aposentadoria tranquila?
Estas e outras questões podem lhe ajudar a finalmente a encontrar o norte a ser conquistado. Com isso você define os objetivos, a serem alcançados no curto, médio e longo prazo.
Bom barco, bons instrumentos de navegação e uma carta náutica atualizada
Para começar uma jornada é preciso assegurar que temos um bom equipamento para o desafio que se impõe. Nesse sentido, precisamos de um bom barco e bons instrumentos de navegação.
Já que agora sabemos para onde queremos ir, devemos traçar o caminho estabelecendo metas que nos permitam saber se estamos no rumo certo e se tudo está saindo conforme o esperado.
Uma das questões cruciais aqui é deter o conhecimento necessário para avançar… Você precisa pesquisar sobre o vento, o tamanho das ondas, a profundidade do mar e outros detalhes, além de saber utilizar a bússola e ler a carta náutica. Em se falando da vida financeira, é preciso estudar mais sobre o mercado financeiro e saber utilizar os instrumentos corretos, como é o caso da planilha de fluxo de caixa e o cartão de crédito dentre outros.
Também é importante conhecer as características dos produtos financeiros e as formas de tributação para que você possa fazer escolhas alinhadas às suas características pessoais, ao seu perfil de risco e ao seu horizonte de investimentos.
Um bom marinheiro
Um bom marinheiro, ou planejador financeiro, poderá ajudá-lo a navegar com mais tranquilidade, desviando das tempestades, ajudando-o nas dificuldades e decifrando as cartas náuticas das regras e legislações. Além disso, ele vai lhe ajudar a superar um dos desafios mais difíceis: os maus hábitos financeiros!
Ele vai lhe dar valiosos conselhos para que você e a sua família sejam mais disciplinados, mantenham a vida financeira sob controle e fiquem longe dos maus hábitos de consumo.
Em outras palavras, este mesmo marinheiro, com bastante experiência em alto mar, os ensinará a pescar e a racionar a água doce nas travessias mais longas. Ele também irá repassar técnicas para armazenar o peixe quando a pescaria for abundante, de forma que não falte comida nos momentos de turbulência ou escassez. Do mesmo modo, quando nem tudo estiver saindo como o planejado, ele vai lhe ajudar a ajustar as velas para que o barco volte ao seu norte e navegue novamente em direção ao caminho desejado.
Portanto, dê um rumo para a sua vida financeira e assuma o comando do barco que te guia em direção aos seus objetivos. Em alguns momentos, você terá que ultrapassar barreiras e intempéries e poderá precisar de alguma ajuda pra te colocar novamente na direção correta, mas logo você ajustará a rota e conseguirá alcançar os tesouros que sempre sonhou!