Organizar as finanças é um desafio para muitas pessoas. Embora todos saibam que não devem gastar mais do que ganham, evitar compras por impulso e guardar dinheiro para a aposentadoria, poucos conseguem seguir essas regras na prática. Diante dessa constatação, a pergunta que fica é: por que isso acontece?
A negação inicial na hora de organizar as finanças
Em muitos casos, o que ocorre num primeiro momento é a negação de que há algo errado com o cuidado das finanças. A pessoa evita olhar o extrato da conta corrente e do cartão de crédito. Ela acha que tapando o sol com a peneira tudo vai se resolver por si só.
Talvez por vergonha de assumir as fraquezas ou por orgulho próprio, se fecha sobre o estado das suas finanças e demora a admitir que precisa de ajuda, pois não consegue sair do espiral em que se encontra. Mas, a realidade é que dessa forma, em geral, as coisas só pioram.
A ilusão do autocontrole futuro para organizar as finanças
Um dos principais motivos que acaba prolongando essa jornada é a superestimação do autocontrole. Muitos acreditam que terão mais autocontrole no futuro, conseguirão seguir uma rota, um mapa e acabam sendo otimistas em relação às suas capacidades. Então vão procrastinando e demoram a agir.
A realidade é que a mudança de comportamento é sempre mais difícil do que imaginamos e o tempo passa muito rápido.
É essencial desenvolver estratégias e criar hábitos que os ajudem a manter o controle financeiro hoje. Pequenas mudanças diárias podem fazer uma grande diferença a longo prazo.
A busca por soluções rápidas
Depois, a pessoa entra na fase das respostas rápidas e fáceis para resolver os seus problemas financeiros. Isso, inclusive, é o que as torna vítimas de esquemas, pirâmides financeiras e golpes que prometem retorno rápido e sem esforço.
A realidade é que não existe uma solução mágica. O caminho para a estabilidade financeira é árduo e exige muita dedicação. Ceder a tentações momentâneas e seguir por caminhos sinuosos pode comprometer todo o progresso feito até então.
A importância da disciplina para organizar as finanças
A disciplina é um dos pilares fundamentais para o sucesso financeiro. Seguir o caminho indicado pela bússola da organização financeira, controlar os gastos e criar um plano de poupança mensal são passos essenciais. Não adianta fazer esse controle de receitas e despesas só uma vez e esquecer de continuar depois, é preciso ter consistência.
Uma aplicação automática no dia em que recebe o salário também ajuda a manter a disciplina de aportes mensais nos investimentos.
A organização financeira não acontece da noite para o dia. É um processo contínuo que exige esforço e paciência. Cada passo dado é uma conquista e, aos poucos, o caminho se torna mais claro e menos desafiador.
O papel do planejador financeiro na organização financeira
Como planejadora financeira, meu papel é mostrar o Norte das finanças pessoais e orientar meus clientes por meio da educação financeira. Em outras palavras, eu pego na mão deles e os guio, ajudando-os a decifrar o mapa da tranquilidade financeira. Mas a mudança efetiva depende dele próprio. É essencial querer mudar e efetivamente agir para alcançar a paz financeira. Repetindo: não basta apenas querer; é preciso agir.
A disciplina financeira se constrói com ações concretas: controlar os gastos, evitar compras por impulso e poupar regularmente. Com o tempo, esses hábitos se fortalecem e a jornada se torna mais leve. Afinal, é um caminho longo e difícil.
A jornada de uma cliente: disciplina e a resiliência
Há algum tempo, uma cliente compartilhou sua experiência em um post de agradecimento. Quando começamos a trabalhar juntas, ela estava endividada, sem rumo. Hoje, após quatro anos de muita dedicação e aprendizado, conseguiu constituir uma reserva financeira. A jornada foi longa e cheia de obstáculos, mas a disciplina e a resiliência dela foram fundamentais para o sucesso.
Um caminho longo, mas possível
Organizar as finanças é um processo longo e desafiador, mas totalmente possível com a atitude adequada e uma boa orientação. Resiliência, disciplina e um planejamento bem estruturado são a rota para superar as dificuldades e alcançar a estabilidade financeira.
Como planejadora financeira, estou aqui para guiar e apoiar meus clientes nessa jornada, mas a transformação depende de cada um. Lembre-se: o caminho pode ser árduo, mas com um bom mapa, a recompensa vale a pena.
Se você está enfrentando dificuldades para organizar suas finanças e precisa de orientação, entre em contato clicando aqui. Juntos, podemos traçar um plano para alcançar a sua tranquilidade financeira.