Ícone do site Leticia Camargo

O que faz um planejador financeiro?

O que faz um planejador financeiro

Recentemente, tive a oportunidade de participar de uma entrevista para o portal Inteligência Financeira, onde falei sobre o papel do planejador financeiro e como esse trabalho pode transformar a vida das pessoas. Se quiser ler a matéria completa, clique aqui.

Também expliquei isso em uma entrevista que dei em 2017 para o Samy Dana, no Canal Futura. Assista abaixo.

A seguir, quero compartilhar com você os pontos que foram discutidos e complementar o assunto com mais dois tópicos importantes que são essenciais para um planejamento financeiro completo.

Receitas e despesas

Normalmente, o início do meu trabalho como planejadora financeira é ajudar os clientes na organização das suas finanças. O que ocorre é que muitas pessoas já fazem algum controle de receitas e despesas, mas em muitos casos esse acompanhamento é superficial e falho.

Durante a entrevista, ressaltei que frequentemente as pessoas incluem apenas as despesas maiores, como aluguel e mensalidade escolar e aquelas recorrentes, como a conta de luz e de celular, por exemplo, mas acabam se esquecendo dos gastos do dia a dia que não têm boleto para pagar, como pedidos em aplicativos de comida ou compras semanais no supermercado. Esses pequenos gastos, quando somados, costumam ter um impacto significativo no orçamento mensal, e é aí que eu entro para ajudar a criar um controle mais efetivo.

Se você é uma dessas pessoas que ainda não fazem o controle da melhor forma, disponibilizo aqui no meu site uma planilha de fluxo de caixa gratuita para te ajudar a organizar suas receitas e despesas.

Carteira de investimentos

Na entrevista, também falei sobre a importância de começar a investir de forma diversificada e alinhada ao perfil de cada um. Muitas vezes, a falta de hábito em separar um valor mensal para investir pode comprometer o futuro financeiro de uma família.

Meu papel é ajudar as pessoas a entenderem a importância de poupar e investir de forma regular. Além disso, auxilio no cálculo de qual deve ser o valor da reserva de emergências e na construção de uma carteira diversificada que deverá ser adaptada às necessidades e aos objetivos individuais de cada um.

Impostos

O planejador financeiro também desempenha um papel fundamental no planejamento tributário. O profissional pode ajudar a identificar formas legais de pagar menos impostos, por meios de produtos financeiros isentos ou de um PGBL para ter um benefício fiscal e ter uma restituição de imposto. Esse planejamento é primordial para minimizar a carga tributária, sempre garantindo que o cliente esteja em conformidade com a legislação.

Aposentadoria

A preparação para a aposentadoria é um dos temas centrais em qualquer planejamento financeiro. Durante a consultoria, realizo cálculos detalhados para ajudar meus clientes a entenderem o montante necessário para manter o padrão de vida desejado após a aposentadoria. Isso envolve um planejamento cuidadoso, desde o entendimento do valor dos aportes mensais necessários, até a escolha dos investimentos mais adequados, passando pela projeção dos rendimentos e dos resgates futuros.

Finanças comportamentais

Outro ponto que abordei foi a importância do entendimento dos conceitos das finanças comportamentais no planejamento financeiro. Comportamentos como compras por impulso podem desestabilizar um orçamento bem planejado.

Como planejadora, meu objetivo é orientar meus clientes a fazerem escolhas mais conscientes e a planejar suas despesas, especialmente as de maior valor. Acredito que é possível realizar todos os sonhos financeiros, mas não todos ao mesmo tempo. Por isso, trabalhar utilizando os conceitos das finanças comportamentais é essencial para ajudar as pessoas a alcançarem suas metas de forma equilibrada.

E ainda vou ressaltar esses outros dois tópicos que fazem parte do planejamento financeiro, mas não foram incluídos na matéria:

Seguros

Um aspecto fundamental que também abordo no planejamento financeiro é a gestão de riscos. Aqui, trabalho junto ao cliente para decidir quais riscos ele está disposto a assumir e quais deseja terceirizar por meio de seguros. Desde um seguro de vida até um seguro residencial, todas as possibilidades são analisadas para que o cliente tenha a tranquilidade de que está protegido contra imprevistos.

Sucessão

Por fim, um tema que nem sempre recebe a devida atenção, mas que é essencial, é o planejamento sucessório. Durante a consultoria, ajudo meus clientes a pensarem no futuro, considerando a melhor forma de organizar a sucessão de seu patrimônio.

Esse planejamento pode incluir o auxílio na elaboração de um testamento, em doações em vida, ou até mesmo na criação de uma holding patrimonial. O objetivo é garantir que a transição seja a mais tranquila e eficiente possível, respeitando a vontade do cliente e protegendo seus herdeiros.

O planejador financeiro nem sempre pode dar todas as respostas, pois em alguns casos serão necessários profissionais especialistas em uma determinada área do planejamento financeiro, como advogados e contadores, por exemplo. Mas o planejador vai ajudar a fazer as perguntas necessárias e traduzir para o cliente as respostas desses especialistas.

Espero que esse texto tenha ajudado a dar mais clareza a respeito do que faz um planejador financeiro. Se tiver dúvidas ou precisar de auxílio, fale comigo, clicando aqui.

Sair da versão mobile