Sabe quando você deve fazer algo, mas vai procrastinando? Então, é isso o que acontece com muita gente que deve passar por um processo de organização financeira!
Muitas vezes, elas acham que para se organizar financeiramente precisarão reduzir seus gastos, ou seja, se privar de muitos prazeres, o que é desanimador. Mas, na verdade, o que um planejador financeiro vai propor para o seu cliente é que ele se organize, não para gastar menos, mas para gastar melhor.
E é por isso que muitos vão deixando essa organização cada vez mais para a frente, empurrando com a barriga!
O objetivo final do planejador financeiro é ajudar o cliente a ter mais equilíbrio financeiro, aproveitar as coisas que realmente importam na vida e ter uma vida financeira saudável a longo prazo.
Quando as pessoas começam essa caminhada, percebem que estão direcionando os recursos para coisas supérfluas e não para o que realmente importa. Assim, elas descobrem os seus furos, ou seja, ralos que estão drenando os recursos do orçamento! E, quando essas pessoas passam a gastar em coisas importantes, elas ficam até mais realizadas.
Então, siga aqui esses passos:
- Anote os seus gastos para saber para onde o seu dinheiro está indo:
Anotar os gastos é uma ferramenta valiosa para entender as finanças e tomar decisões financeiras informadas. Além disso, ajuda a manter o orçamento sob controle e a realizar metas financeiras.
- Identifique os seus ralos:
Identificar os ralos financeiros é um passo importante para controlar as finanças e evitar gastos desnecessários. Ralos financeiros são aqueles gastos que parecem pequenos e insignificantes, mas ao longo do tempo, acabam consumindo uma grande parte do orçamento.
- Passe a direcionar os seus recursos para o que realmente importa (inclusive para sua aposentadoria):
Trata-se de um passo essencial para manter o orçamento sob controle e alcançar metas financeiras e conquistar sonhos de vida. Além disso, ajuda a garantir uma vida financeira saudável e a preparar-se para o futuro, incluindo a aposentadoria.
- Seja mais feliz (e organizado(a) financeiramente)!
Ter uma vida financeira saudável e organizada pode ser uma grande fonte de felicidade e de redução do estresse financeiro. Tudo isso costuma ter um impacto muito positivo na jornada de uma pessoa. Além disso, tal organização ajuda a criar hábitos financeiros saudáveis e a ter uma vida financeira estável a longo prazo.
Pronto, seguindo esses passos você já poderá, não somente ter um futuro mais tranquilo, como também ficar mais tranquilo agora, pois estará com as contas em dia e com o futuro assegurado!
Não se esqueça de aproveitar o poder dos juros sobre juros para fazer as suas reservas renderem para te ajudar nessa caminhada!
Falei sobre esse assunto no texto que escrevi na minha coluna “Seu Dinheiro” no site da Lu Lacerda. Leia aqui! Vale a pena conferir.