O que vem à sua cabeça quando você escuta o termo “planejamento financeiro”? Eu não sei você, mas a grande maioria das pessoas pensa logo que se trata somente de dinheiro, dentro daquela velha lógica de economizar cada vez mais e investir para o futuro.
Bem… Na verdade, o planejamento financeiro é bem mais que isso! Ele vai além da matemática do gaste menos do que ganha, faça o dinheiro sobrar e invista pensando no futuro. O planejamento financeiro é sobre a vida e sobre viver com mais tranquilidade. Ele trata da realização de sonhos que valem à pena e da solução de problemas que acarretam muita dor de cabeça e até desencadeiam doenças em muita gente. Trata também de minimizar riscos, por meio de seguros; organizar a sucessão, pagar menos impostos e custos, planejar-se pra aposentadoria.
Como eu revelei em um texto recente publicado no site da Lu Lacerda, “claro que também falamos sobre dinheiro, mas é muito mais sobre os sonhos, ter mais segurança, menos estresse e mais realizações. Além disso, planejamento financeiro é também sobre correr menos riscos, pagar menos custos e impostos, organizar as finanças para o futuro e deixar os herdeiros mais protegidos”.
Além disso, como todos nós sabemos, pessoas têm emoções e é preciso saber encontrar saídas para momentos desafiadores da vida. O planejamento financeiro pode ajudar muito nesse processo, inclusive mostrando atalhos para que seus sonhos fiquem cada vez mais fáceis de serem alcançados e suas preocupações com as finanças cada vez menores.
A pandemia nos trouxe algumas lições importantes. Com empresas fechadas e pessoas perdendo seus empregos e suas vidas de uma hora para a outra, ficou bem clara a necessidade de organizar as finanças e de se preparar para diminuir riscos e ter menos preocupações.
Infelizmente, não aprendemos coisas básicas sobre o dinheiro na escola. A grande maioria também não teve nenhum tipo de educação financeira em casa. Essa carência tem diversas consequências como a dificuldade em lidar com o dinheiro e tudo que envolve o planejamento financeiro.
É por isso que eu defendo sempre a ideia de que, pelo menos uma vez na vida, todos deveriam passar por um processo de planejamento financeiro. É fascinante! Vidas são transformadas com o conhecimento aplicado. Menos endividamento, mais saúde financeira. Menos dores de cabeça, mais sonhos realizados.
É como eu disse no artigo que citei, “quando passamos a cuidar das finanças, tendemos a nos preocupar menos com as contas e com os boletos, pois sabemos que está tudo planejado, organizado. Começamos a direcionar nossos esforços (e recursos) para o que realmente importa e assim podemos ser mais felizes, mais completos. Dessa forma, poderemos evitar os problemas do endividamento e alcançar nossos objetivos de vida”.
E você? Tem se planejado? Como você vem lidando com a sua vida financeira?