Ícone do site Leticia Camargo

Planejamento financeiro o que é?

Planejamento Financeiro 2

No início deste mês (dia 5), celebramos o Dia Mundial do Planejamento Financeiro. Foi um dia intenso e pude participar de uma live organizada pela Planejar, com o planejador financeiro Fabiano Calil (assista a live completa ao final deste artigo).

Mas, depois de mais de 10 anos como planejadora financeira CFP®, não são raras as vezes em que as pessoas se surpreendem com o meu trabalho e se questionam: afinal, o que é esse tal de planejamento financeiro?

 

Afinal, o que é esse tal de Planejamento Financeiro?

O planejamento financeiro é muito mais do que só cuidar dos investimentos, ou só saber quanto ganha ou quanto gasta… Sim. A missão vai muito além disso!

Além desses 2 clássicos pontos citados, no planejamento financeiro também são analisadas as questões de risco, tributárias, de sucessão, de aposentadoria. Veja aqui esse artigo que explica sobre cada um dos componentes do planejamento financeiro.

De um modo bem prático e didático, o que nós, planejadores financeiros, fazemos é “provocar” o cliente para que ele traga os seus dados e as suas questões financeiras para podermos analisar juntos e traçar suas metas.

Então, o planejamento financeiro é uma análise da vida financeira como um todo! Mesmo que o cliente não tenha percebido que aquilo era, de fato, importante para ele.

Planejamento financeiro é mais do que somente números… Tratamos de sonhos e também de emoções, pois somos todos seres humanos.

Quando eu comecei a trabalhar com planejamento financeiro, não entendia por que uma família endividada continuava gastando. Era difícil entender o comportamento dos clientes, pois eu tive a oportunidade de aprender educação financeira desde muito nova. O que era óbvio para mim, não era para várias outras pessoas. Daí vem a importância das ciências comportamentais para ajudar nas finanças. Eu aprendi que nossa racionalidade é limitada e agimos muito pela emoção.

 

Alguns exemplos de onde o Planejamento Financeiro pode ajudar

Gosto sempre de frisar que dificilmente o cliente chega para mim pedindo para analisarmos quem são os beneficiários de suas previdências, mas já vi uma situação em que a beneficiária era a esposa do casamento anterior (pode imaginar a confusão?).

Em outro caso, questionei sobre a possibilidade de um testamento, mas o cliente nunca havia pensado nisso ainda.

Também já sugeri aportes na previdência privada para minimizar os impostos. Leia esse outro texto onde comento sobre várias situações em que o Planejamento Financeiro pode ajudar.

 

Mas o planejamento financeiro é para quem?

Ao contrário do que se diz por aí, defendemos que o planejamento financeiro não é apenas para famílias ricas, mas para todos. Todos nós temos necessidade de cuidar das finanças. Todos temos sonhos, necessidades e desejos.

Existem pessoas que estão no início da carreira e querem começar a cuidar bem das finanças desde cedo.

De outro lado, temos os endividados, que precisam tomar consciência dos seus gastos. Precisam entender o que é importante para eles.

Tem também a família endinheirada, em que o advogado já pensou na sucessão, mas que não sabe exatamente para onde o dinheiro está indo no dia a dia e quer direcionar melhor os recursos para o que realmente importa.

Podemos ajudar também as pessoas mais vulneráveis por diversos canais: palestras, conteúdo gratuito que divulgamos na internet, pelas mídias sociais e nos sites.

 

Mas… Quais são os benefícios do Planejamento Financeiro?

Numa rápida lista, alguns dos benefícios que as famílias podem ter ao fazer um planejamento financeiro são:

Gosto de dar um exemplo de uma pessoa que está numa estrada de barro com o para-brisa todo enlameado. Ela não sabe nem por onde começar. Então, ela começa a esguichar água e liga o limpador… No primeiro momento, ainda fica bem borrado, mas conforme vai tendo mais água e o limpador passa mais vezes, vai limpando e tudo vai ficando mais claro à frente.

Depois de um tempo, a pessoa vai conseguir enxergar a estrada e será possível saber se tem um buraco, uma ponte, uma bifurcação… Ela saberá, finalmente, se deve dar uma parada, diminuir a velocidade ou andar mais rápido.

É nisso que um planejador pode ajudar, a dar orientações para que a pessoa possa ver com clareza o horizonte à sua frente.

O planejamento financeiro é para a vida, e pequenas mudanças de hábitos, no longo prazo, podem fazer uma grande diferença no resultado final.

Assista a seguir a live especial do Dia do Planejamento Financeiro:

Sair da versão mobile