Chegamos ao prazo final da declaração de Imposto de Renda 2021! Hoje (31/05/2021) é o último dia para fazer o acerto com o Leão e muita gente ainda não terminou a sua!
Trago aqui algumas dicas para aqueles que estão desesperados, pois deixaram tudo para última hora!
-
Reúna todas as informações possíveis
Sugiro que você procure reunir tudo o que conseguir. Verifique se a empresa onde trabalha; os bancos onde possui conta; as corretoras em que investe; os administradores dos seus fundos de investimento; as seguradoras onde estão suas previdências; as imobiliárias que administram seus aluguéis; o INSS, se você é aposentado ou pensionista; entre outros, te disponibilizaram os Informes de Rendimentos. Vale lembrar que, em muitos casos, eles foram disponibilizados na internet ou por email!
Aproveite e compare sua declaração com a do ano anterior pra verificar se não ficou faltando mais nada.
Mas, mesmo que ainda esteja faltando alguma informação, é melhor entregar do jeito que está e depois fazer uma retificadora, do que atrasar e pagar multa.
-
Preste muita atenção aos valores lançados
Essa é uma coisa que parece simples, mas é muito importante! Pois, muita gente cai na malha fina por meros erros de digitação. Essa é a pura verdade!
Portanto, se não conseguir revisar número por número de sua declaração antes da entrega, por conta do pouco tempo, sugiro que faça isso o quanto antes. E, se encontrar algum engano, efetue a retificadora depois, mesmo que já tenha acabado o prazo do envio.
-
Lembre-se que existe cruzamento de informações por parte da Receita
A Receita Federal possui um poderoso sistema de cruzamento de informações entre o que é declarado pelos contribuintes pessoas físicas e as declarações enviadas pelas empresas.
Apenas para você ter uma ideia, esses são os dados recebidos pela Receita:
- Movimentações Financeiras (Dimof)
- Atividades Imobiliárias (Dimob)
- Imposto Retido na Fonte (Dirf)
- Operações Imobiliárias (Doi)
- Benefícios Fiscais (DBF) e
- Operações com Cartões de Crédito (Decred)
-
Declare todas as suas fontes de renda
Não se esqueça de declarar o que recebeu de previdência, aposentadoria, pensão alimentícia, doações, aluguéis, ações judiciais, rendimentos de investimentos, além de salários, juros sobre capital próprio, dividendos etc.
Mesmo que o rendimento seja isento, como no caso dos ganhos de capital em vendas de ações de até R$ 20 mil por mês, é importante declarar. Desse modo, você terá como comprovar a origem desses recursos que passaram pela sua conta.
Declare, inclusive, as receitas recebidas pelos dependentes!
-
Declare todas as despesas dedutíveis
Insira na declaração todas as suas despesas dedutíveis, mesmo que você imagine que será mais vantajoso efetuar a declaração pelo modelo simplificado. Pois o programa da Receita efetua os cálculos e te mostra qual o melhor modelo a escolher: Simplificada ou Completa. Mas, para isso, será preciso ter essas despesas declaradas para o sistema fazer todas as contas.
Mas, lembre-se que é importante declarar somente as despesas dedutíveis que poderão ser comprovadas por meio de recibos ou notas fiscais. E guarde esses documentos por pelo menos 5 anos, que é o prazo que a Receita poderá te cobrar explicações.
-
Verifique se a sua variação patrimonial está compatível com a renda recebida
Uma questão muito importante da sua declaração, e que às vezes passa despercebida, é que o seu patrimônio só pode aumentar em, no máximo, o que você recebeu de rendimentos naquele ano calendário.
Mas, se a conta não está fechando, é porque provavelmente houve algum engano na Declaração.
A conta é a seguinte: todas as entradas somadas (rendimentos tributáveis, na fonte e isentos, além dos rendimentos dos dependentes e do cônjuge, se for o caso) devem ser maiores do que a diferença entre os Bens e Direitos do ano base em relação ao ano anterior.
-
Verifique se a sua declaração ficou retida na malha fina
Depois de enviar a sua declaração, olhe no dia seguinte o site da Receita para verificar o status da sua declaração, para saber se ela não ficou retida na malha fina.
É bem fácil descobrir como está o status da sua: entre no site da Receita, acesse o Portal do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e verifique o status da sua declaração. Se ela estiver como “Processada” significa que você não caiu na malha! Caso contrário, verifique onde está a inconsistência e envie uma retificadora o quanto antes.
E, se você ainda estiver com muitas dúvidas de como preencher o seu imposto de renda, leia esse artigo aqui do site explicando tudo que você precisa saber pra efetuar a sua declaração. Tenho certeza que esse texto pode te ajudar!
Espero que essas 7 dicas lhe ajudem em sua missão de enviar a Declaração do Imposto de Renda 2021 no prazo!