Ícone do site Leticia Camargo

Primeira parcela do 13º salário: o que fazer com ela?

Muita gente recebe a primeira parcela do 13º salário nesse mês de novembro e, diante deste dinheiro extra, acaba surgindo uma tentação enorme para gastar…

É interessante ressaltar que o comércio sabe bem disso. E, por isso, se enche de promoções para “capturar” essa grana que acabou de cair na sua conta. Não é à toa que esse é o mês da famosa “Black Friday”, que esse ano cai no dia 25.

A propaganda e todo o marketing irão lhe pressionar para que você gaste o valor da primeira parcela do seu 13º salário com sapatos, roupas, com uma TV nova, ou ainda, com um smartphone recém-lançado.

Então, gostaria de propor uma reflexão: não seria melhor quitar aquela dívida que está em aberto? Não seria mais interessante pagar algumas parcelas adiantadas do financiamento, com a finalidade de reduzir os juros? Ou ainda… Não seria muito mais prudente pegar o 13º salário e compor uma reserva de emergências, para poder lidar com algum imprevisto com mais tranquilidade?

Este valor adicional do 13º salário que entrará na sua conta, pode ser uma ótima oportunidade para que você acerte suas finanças e comece um 2017 mais leve…. pense nisso!

 

Primeira parcela do 13º salário: um exercício simples para decidir o que fazer…

Eu sei bem que fazer o certo nem sempre é o mais fácil, ainda mais nesse período do ano em que a tentação para consumir é multiplicada. Mas, recomendo que você faça o seguinte exercício:

  1. Você tem alguma dívida em dia, cujo pagamento pode ser adiantado com desconto dos juros proporcionais?
    • Se sim, pague-as. Se não, vá para o próximo tópico.
  2. Você tem dívidas atrasadas?
    • Se sim, pague-as. Se não, vá para o item abaixo.
  3. Você já tem a sua reserva de emergências?
    • Se ainda não tem, faça a sua. Se sim, analise se ela está adequada e siga para o passo seguinte.
  4. Você já tem a sua reserva de aposentadoria?
    • Se ainda não tem, comece o seu pé de meia. Se sim, continue a fazer investimentos para poder ter um futuro mais tranquilo!

Outra opção que citei em um artigo que escrevi este mês para a Revista em Condomínios (clique aqui para acessar) é fazer um aporte adicional no seu plano de previdência. Não deixe isso para a última hora! Se você faz sua declaração de IR pelo modelo completo e é assalariado, recebe aluguéis, ou trabalha como autônomo, poderá contribuir para um fundo de pensão, ou PGBL com até 12% da sua renda tributável bruta. Ao fazer isso, você deduz este montante da sua base de cálculo do IR para ter um benefício fiscal. Mas, lembre-se de que é preciso ser contribuinte da previdência social (INSS), do regime próprio, ou ser aposentado, ou pensionista. Que tal? Nada mal, não?

 

O que procurei mostrar aqui é que é importante que você tome decisões conscientes a respeito do que fazer com a primeira parcela do seu 13º salário e do restante que você irá receber em dezembro. Mantenha-se atento e faça a melhor escolha para você para a sua família. Não desperdice essa oportunidade!

Sair da versão mobile