O equilíbrio financeiro e a produtividade no trabalho são variáveis diretamente conectadas. Afinal, você conhece alguém que consegue trabalhar em sua melhor performance, estando endividado e com o nome negativado? Consegue ver alguém que mantenha sua produtividade, mesmo recebendo, constantemente, inúmeras ligações de cobranças dos credores?
Em um artigo de 2011 (Artigo aceito para apresentação no 1º Encontro Brasileiro de Economia e Finanças Comportamentais), os prodissionais consultados foram unânimes em afirmar que problemas nas finanças pessoais podem impactar na produtividade do funcionário.
Assim como este, muitos outros estudos já foram feitos sobre este assunto e um número crescente de empresas está se preocupando em dar subsídios aos seus funcionários para que saiam do endividamento e, consequentemente, aumentem sua produtividade no trabalho.
Palestras e workshops sobre educação financeira são ótimos aliados para que os colaboradores comecem a ter mais consciência de suas finanças. Assim, eles passam a gastar de forma mais racional e a focar nos seus objetivos de longo prazo, trocando os gastos sem importância do dia a dia por uma poupança significativa.
Este foi o tema do artigo “Você e sua produtividade” que publiquei neste mês na Revista Em Condomínios (clique no botão abaixo para ler o artigo da revista).
As empresas não podem ignorar o fato de que pessoas endividadas podem sofrer de falta de concentração, absenteísmo, desmotivação e estresse, e isso acaba por impactar o seu volume de trabalho.
Diante desta conclusão, a educação financeira surge como um elemento essencial para garantir que problemas financeiros não influenciem negativamente na produtividade dos funcionários.
Não há mais como ignorar a correlação direta entre produtividade no trabalho e equilíbrio financeiro. Neste momento em que a economia está em crise, cuidar das finanças passa a ser um requisito de suma importância. Sai na frente a organização que oferece apoio e amparo ao seu colaborador, para que ele consiga enfrentar os desafios do momento com maior consciência e preparo.