Há alguns dias, o site Love Mondays classificou a profissão de analista financeiro (sobretudo aquele com atribuição de planejador financeiro) como uma “profissão do futuro”. Segundo o site:
Diante da indefinição da economia, é cada vez mais necessário contar com um conselheiro financeiro, tanto para seus negócios pessoais quanto para os da empresa. Habilidade para lidar com o estresse e conhecimentos matemáticos avançados, além de bom conhecimento do cenário financeiro mundial são habilidades essenciais para essa profissão.
Tendo esta lista de profissões do futuro como base, o Jornal Extra me entrevistou para que eu desse a minha colaboração sobre o tema, já que sou profissional certificada CFP (Certified Financial Planner pelo IBCPF) nesta atividade.
Nesse sentido, expliquei que o “planejador financeiro é como se fosse um ‘personal financer’ do cliente. Seria um profissional que vai cuidar das finanças pessoais das famílias e empresas. Quando se fala em planejador financeiro, muitas pessoas pensam que é alguém que vai sugerir a elas só como investir o dinheiro. Mas a atividade de planejamento financeiro é bem mais abrangente. A gente analisa toda a vida financeira do cliente, desde quanto ele recebe, o que tem de bens e tudo o que gasta, para mostrar a ele como fazer investimentos, conseguir reduzir gastos com impostos e fazer a sucessão de bens, por exemplo”.
Por fim, eu concluí que, “agora, com a questão da crise (financeira do país) e a inflação voltando a subir, as pessoas estão bastante atentas ao planejamento financeiro para poupar mais dinheiro, pagar menos impostos e conseguir maior sustentabilidade”.
Se você desejar ler o artigo completo do Jornal Extra sobre esta profissão do futuro, clique no botão abaixo: