Ícone do site Leticia Camargo

Programas de Fidelidade dos Cartões de Crédito

 

Todo mundo sabe que uma grande parte dos cartões de crédito oferecem benefícios e recompensas em seus variados programas de fidelidade.

De acordo com o BC (Banco Central), em 2014 os brasileiros se beneficiaram de R$ 2,7 bilhões oriundos destes programas de fidelidade, valor que dobrou desde 2010, quando o saldo era de R$ 1,3 bilhões.

As possibilidades oferecidas pelos programas de fidelidade são tantas que já é possível encontrar pessoas especialistas sobre o tema, inclusive com estratégias interessantes para um melhor aproveitamento das milhagens.

Fui entrevistada pelo Jornal Valor de hoje sobre as vantagens de pertencer a este crescente grupo de usuários dos programas de fidelidade. A pergunta que norteou a minha contribuição foi: afinal, estes programas de fidelidade realmente compensam para todos os tipos de consumidores?

A resposta para esta questão é: Não! Devemos ser racionais, do mesmo modo que devemos analisar criteriosamente o programa de fidelidade ao qual pertencemos.

O que eu quero dizer é que não compensa fazer parte de um sistema como esse se você não vai usufruir dos serviços, ou estar apto a resgatar os pontos acumulados.

Esta restrição existe por um único motivo: a anuidade dos cartões diferenciados é muito maior do que quando se usufrui de um cartão básico e padrão.

Estas anuidades podem variar de algumas dezenas até várias centenas de reais e podem passar despercebidas em meio às demais contas pagas contas no cartão, sobretudo quando as anuidades vêm parceladas. Isso pode fazer uma grande diferença para muitas pessoas.

Quer saber mais sobre os programas de fidelidade, confira o texto completo do Valor clicando no botão a seguir.

Se você desejar saber mais sobre este tema e sobre os programas de fidelidade, confira outro artigo aqui.

Sair da versão mobile