A Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) tem procurado conversar com os dirigentes das entidades de Previdência Associativa para buscar o fomento destes planos. Na última revista da ABRAPP de julho/agosto de 2014, foi publicada uma matéria sobre o assunto.
Estes planos instituídos são aqueles cujo público alvo são os trabalhadores vinculados à uma entidade de classe ou sindicato. Eles costumam ser mais vantajosos que os abertos, pois não tem fins lucrativos e por esta razão, podem cobrar taxas de administração mais baixas.
Na matéria, sob o subtítulo “Foco no público alvo”, foi citado o projeto “Futuro Seguro” da OAB PREV-RJ que visa promover a educação financeira e previdenciária dos advogados fluminenses como forma de procurar vencer a resistência deste público em investir em seu futuro por meio de uma previdência.
O projeto prevê palestras itinerantes nas subseções da OAB-RJ com a economista Leticia Camargo, que inclusive já elaborou uma cartilha e contribui diariamente com conteúdo para o Facebook.
Com esta iniciativa, a OAB PREV-RJ pretende conquistar mais 3.500 participantes, que se juntarão aos seus mais de 6.500 atuais.
A matéria enfatiza ainda que no modelo associativo, como não há a contrapartida dos aportes do empregador, a conscientização dos participantes na importância de se planejar para o futuro via educação financeira é fundamental.
Veja aqui a matéria na íntegra: