Sempre ficamos na dúvida se é melhor entregar a declaração do imposto de renda logo nos primeiros dias ou se é mais interessante esperar até o último momento. Essa é uma dúvida cruel!
Independente de quando você vai entregar a sua declaração, sugiro que não deixe o preenchimento para o final do prazo. Comece a preparar a sua o quanto antes para evitar os erros de quem não tem muito tempo para verificar se está tudo correto. Eu até escrevi um artigo que fala sobre isso há algumas semanas aqui no site.
Ah, e se tiver dúvidas na hora de preencher a sua declaração, eu também escrevi um artigo completo com tudo sobre a declaração de imposto de renda de 2022! Veja aqui.
Vantagem de entregar a declaração do imposto de renda logo
Se você está endividado, precisando de uma grana extra e tem restituição para receber, a melhor estratégia é entregar a sua declaração o quanto antes. Quem entrega logo nos primeiros dias a declaração, entra antes na fila da restituição. É uma ótima oportunidade para receber esse valor o quanto antes e quitar a sua dívida!
Vantagem de entregar a declaração do imposto de renda no último momento
Mas, se a você está sem dívidas, com as finanças em ordem e possui uma reserva de emergências, a melhor opção é deixar para o último momento, pois o valor da restituição é corrido pela Selic até o momento da restituição. Com isso, você recebe um bom rendimento por esperar. Lembrando que a Selic está rendendo 11,75% ao ano!
Conforme expliquei para uma reportagem publicada pelo Inset: “No final, você vai receber a sua restituição corrigida pela Selic, então está valendo a pena aguardar e receber a restituição nos últimos lotes, ainda mais que a Selic está em um patamar alto, de dois dígitos”.
Mas, afinal, quem tem direito à restituição?
Aquele contribuinte que pagou um valor de imposto de renda acima do que deveria durante o ano, tem direito à restituição desse valor pago a mais.
Isso pode ocorrer porque o empregador, por exemplo, calcula o valor do imposto de acordo com a tabela progressiva, sem considerar os descontos na base de cálculo (o salário, no caso) que o contribuinte pode vir a ter.
Para quem declara pelo Modelo Simplificado, esse desconto pode ser de até 20% da renda bruta limitado à R$ 16.754,34. E para quem declara pelo Modelo Completo, o desconto vai depender de seus dependentes, se houve pagamento para educação e para a saúde, por exemplo.
Se quiser saber mais sobre as diferenças entre e declaração pelo Modelo Simplificado e pelo Modelo Completo, clique aqui.
Então, muitas vezes, como há a possibilidade de descontos da base de cálculo sobre a qual será calculado o imposto, o contribuinte acaba pagando mais do que o devido durante o ano e tem o direito à restituição.
Datas dos lotes de restituição do imposto de renda
As restituições são devolvidas em lotes, conforme a data de entrega da declaração:
- 1º lote – 31 de maio de 2022;
- 2º lote – 30 de junho de 2022;
- 3º lote – 29 de julho de 2022;
- 4º lote – 31 de agosto de 2022; e
- 5º lote – 30 de setembro de 2022.
Ah, e não custa lembrar que o prazo da entrega foi prorrogado e agora é no dia 31 de maio!
E então? Vai esperar ou você pretende entregar a sua declaração de imposto de renda o quanto antes? Faça o que for mais interessante para você agora que já sabe as vantagens em cada situação!