Qual é o seu trabalho dos sonhos?
Quando eu era ainda bem jovem, o meu trabalho dos sonhos seria em uma grande empresa. Imaginava-me em uma sala de reuniões enorme… Eu na ponta, claro, gerenciando um monte de pessoas. Eu seria uma mulher de negócios! Não sabia bem de qual tipo de negócio, mas sabia que era isso que eu queria.
Num primeiro momento, quando fui fazer o meu vestibular de experiência (aquele que alguns jovens fazem no segundo ano do ensino médio para testar o conhecimento), eu pensava em fazer a prova pra administração.
No entanto, o namorado da minha irmã ia fazer o vestibular também, e o dele era pra valer
(não era só um teste, como no meu caso). A gente morava no mesmo condomínio e eu poderia ir de carona com ele, desde que os locais de prova fossem os mesmos. Por conta disso, acabei escolhendo economia, o mesmo curso que ele tinha escolhido.
Passada a experiência do teste do vestibular, acabei me interessando pelo assunto e no
ano seguinte escolhi economia novamente. Comecei a estagiar no banco BBM, apesar de sempre ter achado que ia trabalhar numa grande empresa do mercado corporativo e não financeiro. A vida foi me levando, saí do banco, me formei, casei e abri uma franquia de uma escola de inglês, o CNA (isso aos 22 anos).
Percebi que aquilo não era pra mim e depois de 4 anos voltei para o mercado financeiro,
para o Icatu. Permaneci por lá por 3 anos. Fui para a ANBID, que agora é ANBIMA, depois pra o Family Office TNA e, por fim, para a Ativa Corretora.
Foi lá na Ativa que prestei a prova pro CFP®, e passei logo de primeira. Isso foi o que me estimulou a alçar novos voos, de forma independente.
É engraçado que nunca me imaginei trabalhando sozinha e em home office. Isso nunca fez
parte dos meus sonhos de criança. Mas, como isso realmente me faz feliz!
Hoje sou muito realizada, trabalho ajudando as famílias com as suas questões financeiras e ministro aulas para colegas do mercado financeiro em curso preparatório para a certificação CFP e no MBA em Finanças In Company para o Cooperativismo de Crédito da FGV, além de palestras e workshops em empresas e para o púbico em geral. Já tem quase 8 anos que descobri que era isso que me faria bem!
Mas Leticia… Qual o motivo deste breve relato agora? Então… É que outro dia eu estava pensando que o único arrependimento que tenho é de não ter feito isso antes. Eu definitivamente adoro o que faço e sei que meus clientes também estão satisfeitos, pois sempre me indicam para seus amigos e parentes.
Foi fácil? Não, não foi. Precisei de muita dedicação e persistência! Mas, como é bom poder
fazer o que gosto, fazer a diferença na vida dos meus clientes e ainda receber por isso! Nada mal, não?
Como você pode perceber, tive que remar muito e acumular experiência em diversos
trabalhos até encontrar aquele que me faz realmente feliz. É claro que eu gostava de todos os outros, mas esse realmente me faz sentir profissionalmente realizada.
E você, já encontrou o seu trabalho dos sonhos? Se ainda não, talvez seja o caso de testar
outras opções, não? Mas, se for o caso de testar, faça um bom planejamento! Eu me preparei bastante para essa troca de carreira, e tenho certeza que isso me deu tranquilidade para seguir em frente em todos esses anos. Vá em frente você também! A vida é realmente curta para dedicar uma grande parte dela a algo que não te faz realmente feliz.