Você já traçou seus objetivos de curto, médio e longo prazos? Já planejou suas finanças? Já pensou em como será o seu futuro? Em como fará para pagar suas contas depois que parar de trabalhar? Que tal começar a poupar para garantir uma aposentadoria tranquila?!
Estas são algumas das questões que você sempre deverá estar fazendo a si próprio de forma a estar a caminho de sua saúde financeira.
Muitos tem a necessidade da satisfazer seus desejos de forma imediata: é o aqui e agora! Estas pessoas costumam agir por impulso, sem pensar como ficarão as finanças depois.
Deixar de comprar algo em prol de poupar para o futuro é realmente muito difícil. Mas, e se você pensar que está trocando algo sem muito valor agora para poder juntar dinheiro para a viagem dos seus sonhos? Fica mais fácil a troca, não fica? Será que tomar um cafezinho todo dia na esquina seria tão importante assim ou daria mais prazer viajar nas férias com a família?
Quando pensamos em trocar algo sem muita relevância agora por outra coisa mais importante e que trará uma satisfação mais duradoura no futuro, a dor da espera fica menor.
Trace seus objetivos e procure agir no dia a dia de forma que seus atos o levem cada vez mais perto de seus objetivos. Quando perceber que aquele cafezinho na esquina o estará levando para mais longe dos seus sonhos, será mais fácil abdicar deste prazer imediato.
Pense no seu futuro, organize e planeje sua vida financeira. Troque prazeres frívolos e impulsivos no presente por outros mais pensados e duradouros no futuro. Assim, ficará muito mais fácil ter uma aposentadoria tranquila e sem problemas financeiros.
Texto publicado originalmente na Revista Em Condomínios - Edição de fevereiro de 2015.