O Ano Novo está chegando e vejo que muitos ainda estão cheios de dúvidas sobre o que fazer com suas finanças pessoais no ano que se aproxima.
Por isso, escrevi este exemplo de Resoluções Financeiras de Ano Novo, que acredito que possam ser úteis:
– Preencher diariamente meu Fluxo de Caixa – lembrando de informar os gastos sazonais e as pequenas despesas do dia a dia.
– Poupar pelo menos 10% de minha renda mensalmente – se for preciso, farei uma aplicação automática para que meu dinheiro saia de minha conta corrente todo mês na data do recebimento do meu salário.
– Formar minha reserva de emergências – formar uma poupança com pelo menos 6 vezes meus gastos mensais aplicados em produtos financeiros conservadores.
– Fugir das compras por impulso e dos supérfluos – pensar duas vezes antes de abrir a carteira e consumir de forma mais sustentável.
– Evitar os desperdícios – apagar a luz quando sair do quarto, verificar quais os serviços que pago sem usar e cancelá-los.
– Não assumir mais dívidas e evitar os carnês – fugir das dívidas e dos parcelamentos com juros com todas as minhas forças.
– Aprender mais sobre educação financeira – fazer um curso e/ou ler um livro sobre o assunto.
– Definir minhas metas e meus objetivos – pensar nas minhas metas de investimento e nos meus objetivos de curto, médio e longo prazos.
– Reavaliar minha carteira de investimentos – manter uma carteira de investimentos diversificada e rever meu perfil de risco.
– Buscar ajuda profissional para minhas finanças – contratar um profissional CFP para aconselhar-me e preparar meu Planejamento Financeiro.