Ícone do site Leticia Camargo

Título de Capitalização é investimento?

Título de Capitalização é investimento

Em reportagem do Valor Econômico “Em site educacional, título de capitalização é investimento“, a jornalista Luciana Seabra questiona o site “Meu Bolso em Dia” da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) que classifica Título de Capitalização como investimento.

Na própria matéria, a reporter ressalta que na Cartilha elaborada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) em parceria com o Sindicato dos Bancários, um trecho diz: “Título de Capitalização não é um investimento”.

O Título de Capitalização é muito mais parecido com uma loteria do que com um investimento, já que o participante concorre a sorteios de prêmios.

De todo o dinheiro aportado neste título pelos clientes, uma parte fica com o banco para a administração e outra fica para os sorteios. Apenas o restante é que é capitalizado, na maioria das vezes pela TR+0,5%. No caso do Título de Capitalização PIC do Itaú, por exemplo, somente 10% do valor aportado irá para a reserva de capitalização do 1º ao 3º pagamentos, 70% do 4º pagamento e 94,77% do 5º ao 48º pagamentos. No caso do Título de Capitalização do Bradesco PÉ Quente Bradesco 10, apenas 30% da cota mensal vão para a reserva de capitalização do 1º ao 3º pagamentos, 70% do 4º ao 12º pagamentos, 90% do 13º ao 36º pagamentos e 96,47% do 37º ao 60º pagamentos.

Pode parecer que a rentabilidade será igual a da poupança, porém, no caso da poupança, todo o dinheiro é rentabilizado, enquanto que nos títulos de capitalização, apenas uma parte dele é que tem o rendimento. “Outra parte do dinheiro é direcionada para o custeio de despesas operacionais e sorteios”, como explica o site do Banco do Brasil (Perguntas Frequentes – O que acontce com o dinheiro aplicado?).

Fui entrevistada para dar minha opinião sobre o assunto e explicitei que o dinheiro fica preso e em alguns casos há uma penalidade pesada caso o cliente queira resgatar antecipadamente. Além disso, no vencimento da capitalização, o detentor deste título recebe aproximadamente o mesmo valor dos aportes, sem correção. Seria quase o mesmo que deixar o dinheiro parado pelo prazo do título.

Para quem interpreta que os títulos de capitalização são uma forma forçada de poupança, eu sugeri outras alternativas, como o agendamento de aplicações no Tesouro Direto, os aportes mensais na previdência privada ou até as aplicações agendadas em fundos de investimento pelo site dos bancos.

Veja aqui na Wikipedia, a definição de Título de Capitalização.

Algumas vezes, alguns clientes já chegam com estes títulos de capitalização, e na maioria das vezes, além de não entenderem muito bem como funcionam, dizem que só o aceitaram porque o gerente precisava bater sua meta.

A verdade é que não vale a pena comprar estes títulos de capitalização e eles não deveriam ser classificados como investimento.

Veja aqui a matéria completa: Título de Capitalização é investimento?

 

Sair da versão mobile