TOP 01 – Palestras sobre Finanças: A Batalha entre o seu Ser Presente e Futuro, por Daniel Goldstein
Original: Daniel Goldstein – The battle between your present and future self
Não é segredo para ninguém que é difícil resistir às tentações do consumo. Neste vídeo, Daniel Goldstein, economista Comportamental, identifica a relação entre finanças pessoais e autodisciplina. Analisando a disparidade entre os nossos desejos atuais e nossos desejos futuros, Goldstein destaca o perigo que corremos ao não considerar a nossa segurança financeira futura no presente.
Todos os dias, tomamos decisões que têm consequências boas ou ruins para o nosso futuro. Goldstein apresenta ferramentas que podem nos ajudar a imaginar as nossas vidas ao longo do tempo, para que possamos fazer escolhas inteligentes para o nosso futuro hoje.
Eu até já tinha escrito um texto sobre esse tema, baseando-me no livro “O Valor do Amanhã” do Giannetti. E fiz uma resenha sobre este livro também:
- O equilíbrio entre o hoje e o amanhã
- Dicas de leitura para os interessados em Planejamento Financeiro
TOP 02 – Palestras sobre Finanças: Como comprar a Felicidade, por Michael Norton
Original: Michael Norton – How to buy happiness
“Muitos de nós replicamos a frase de que o dinheiro não pode comprar a felicidade”, disse o pesquisador de ciências sociais Michael Norton em sua palestra no TED. “E eu quero sugerir que, na verdade, isso é errado. Na verdade, se você acha isso, você atualmente não vem gastando o seu dinheiro corretamente”.
Ele explica que o dinheiro muitas vezes nos faz sentir egoístas e propõe que a razão pela qual o dinheiro não nos faz feliz é porque estamos gastando de forma equivocada, comprando para nós mesmos.
Ele testou esta hipótese, separando dois grupos de pessoas: um foi estimulado a gastar tudo com si próprio, enquanto o outro gastava com os outros. Depois de algum tempo, ele mediu a felicidade daquelas pessoas e descobriu que o segundo grupo se revelava mais feliz. Segundo Norton, as doações e os gastos com um viés social não só beneficiam aos outros, mas podem beneficiar você também.
Parece que já estou comprando a minha:
TOP 03 – Palestras sobre Finanças: Nós estamos no controle das nossas decisões? por Dan Ariely
Original: Dan Ariely – Are we in control of our own decisions?
Nesta apresentação, o economista comportamental Dan Ariely, autor do livro “Previsivelmente Irracional”, usa ilusões visuais clássicas e os resultados contraintuitivos (em alguns momentos chocantes) de sua pesquisa. Ele mostra como não somos tão racionais como acreditamos ser quando tomamos nossas decisões.
Conheça mais sobre as finanças comportamentais, nos artigos a seguir:
- 3 Tópicos das Finanças Comportamentais que Você Deve Conhecer (clique para acessar)
- A dor do pagamento (clique para acessar)
TOP 04 – Palestras sobre Finanças: Menos Coisas e Mais Felicidade, por Graham Hill
Original: Graham Hill – Less Stuff is More Happiness
Nesta rápida palestra, o escritor e designer Graham Hill nos propõe uma importante reflexão: “Ter menos coisas, em menos espaço, pode levar a mais felicidade?”
Com este pontapé de reflexão inicial, Hill nos revela os benefícios e vantagens em viver com menos e ocupar menos espaço. Ele nos revela ainda três regras para a edição de uma vida com menos coisas e mais felicidade. Menos é mais!
Um outro ponto de vista sobre consumir menos coisas, é o de que experiências valem mais do que bens. Veja aqui o texto que escrevi sobre o tema.
TOP 05 – Palestras sobre Finanças: Vamos criar crianças para serem empreendedores, por Cameron Herold
Cameron Herold – Let’s raise kids to be entrepreneurs
Entediado na escola, faltando às aulas ou com problemas de relacionamento com os colegas… Segundo Cameron Herold, esta criança pode ser um empreendedor em potencial. Em sua palestra no Ted Talks, ele analisa como a família e a educação podem ajudar os empresários potenciais a florescer, tanto crianças, quanto adultos.
De maneira suave, Herold propõe uma quebra de paradigmas na educação das crianças, saindo do atual sistema para um sistema que considere outras possibilidades além da vida acadêmica. A ideia não é dar peixes, é ensinar a pescar!
Na minha opinião, estamos evoluindo para um mundo onde todos seremos empreendedores, onde as pessoas trabalharão por projetos, terão que saber vender seus serviços e matar um leão por dia. Meu trabalho já é assim: