Neste primeiro semestre eu participei como voluntária em um projeto de criação de uma Miniempresa em parceria com a Junior Achievement na escola das minhas filhas.
“A Junior Achievement é uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.”
Nesta iniciativa, os alunos abrem uma empresa, criam um produto, participam da produção e das vendas. A Miniempresa não é uma simulação, ela é real. O produto escolhido passa a ser produzido de verdade e tem que ser vendido para que a empresa tenha lucro.
A iniciativa é acompanhada por profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção. A função de cada Adviser é orientar o trabalho dos alunos na gestão da Miniempresa. Eu tive a honra de participar como Adviser de Finanças, ou seja, como uma consultora para os alunos desta Diretoria.
Neste projeto, eles aprendem a ser empreendedores e tem que enfrentar as dificuldades de uma empresa como outra qualquer. Participam desde a organização até a operação da empresa e aprendem os conceitos da livre iniciativa, do mercado, da produção e da comercialização.
Durante as 15 semanas em que os alunos estão envolvidos, eles tem contato com a atividade empresarial e aprendem na prática. Cada participante passa a ser um miniempresário. Eles recebem um salário por jornada e escolhem por votação o diretor de cada área e ainda o presidente da Miniempresa.
Os estudantes ficam responsáveis por controlar as jornadas de trabalho, o fluxo de caixa, a compra de matéria-prima, o estoque, a produção, o marketing e a venda. Aprendem também conceitos como sustentabilidade, conscientizam-se sobre as normas de segurança e aprendem a controlar a produção para evitar os desperdícios.
Especificamente na área de finanças, eles aprendem a calcular o preço do produto, os custos fixos, os custos variáveis, a margem de contribuição, o ponto de equilíbrio, além de conceitos como faturamento, rentabilidade e produtividade.
Além disso, ainda preparam o Balanço Patrimonial da Empresa e o Demonstrativo de Resultado calculando os encargos, os impostos e o lucro auferido pela empresa. No final do projeto, o valor dos impostos é doado a uma instituição beneficente.
Como forma de conseguir o capital inicial para a abertura da empresa, cada aluno compra uma ação e também vende para seus amigos que serão os acionistas da Miniempresa. Com este capital são compradas as matérias primas e os utensílios para o início da produção. A Junior Achievement promove ainda uma feira num Shopping da cidade com as Miniempresas de várias escolas onde podem “escoar” a produção. Na última jornada, depois de calculado o lucro da empresa, este valor é distribuído para os acionistas, que recebem de volta o seu capital inicial mais os dividendos.
Os alunos passam a ter um enorme aprendizado em comunicação, resolução de conflitos, habilidade para falar em público, técnicas de venda, planejamento, liderança, tomada de decisão, avaliação de processos, trabalho em equipe, negociação, motivação, compromisso, concorrência e credibilidade.
Foi uma experiência incrível para os alunos que participaram dessas jornadas e para todos os voluntários!
Verifique se a escola do seu filho já aderiu a esta iniciativa e incentive-o a participar deste programa. Ele terá uma aprendizado que valerá pelo resto da vida.